quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

lugares emblemáticos do Caminho de Santiago




25 de agosto de 2014, chegamos em Lugo, uma pequena cidade galega de origem celta e romana, com ar interiorano que está na rota de cidades monumentais e de interesse histórico. 



O centro está todo rodeado por muralhas construídas há mais de 2000 anos pelos romanos que antigamente determinava os limites da cidade. Hoje em dia Lugo se expande muito além da muralha, porém os pontos de interesse se encontram no centro histórico.







A principal atração da cidade é a muralha em si, que é a muralha romana melhor conservada da Península Ibérica e mantém sua característica original em quase sua totalidade e em 2000 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 









Plaza Mayor está localizado o prédio da Prefeitura, Ayuntamiento,( uma corporação ou corpo de magistrados em cidades e vilas, correspondente a prefeito e vereadores) cuja fachada de estilo barroco



 Na Plaza Mayor vi essa Boutique Thessalia, que achei a vitrine interessante.





 A imponente Catedral de Santa Maria, de estilo neoclássico, esconde a basílica românico gótica, construída entre os anos 1129 e 1273. Seu interior não é muito grande, porém apresenta um bonito altar. Atentar para as roupas usadas em pleno agosto (verão, na Europa)




Museo provincial de Lugo





 Esculturas dedicadas aos fundadores de Lugo na  Plaza Mayor.




 Glorieta da Plaza Mayor



Na  rua Nova, é onde se encontra grande número de restaurantes, tavernas e bares. 







Na Praça Santa Maria pode-se ver a piscina romana que pode ter sido um batistério utilizado pelas primeiras comunidades cristãs no século III. Essa é uma peça muito relevante do patrimônio arqueológico de Lugo. 




Às 11:00 hrs,  Saída de Lugo. 

Viajamos até Castilha. Em nossa rota, realizamos uma parada em O CEBREIRO, pequena aldeia galega de pedra que nos mostra a forma de vida tradicional desta região.




A história desta cidade é fortemente influenciada pela sua relevância para o Caminho de Santiago.




 
Não podemos deixar de aqui nos referirmos ao “Cebreiro”, é um dos lugares emblemático do Caminho de Santiago, está situado a mais de 1293m de altitude e tem sido um dos pontos que vem prestando assistência aos peregrinos desde de tempos remotos sendo a entrada de Galicia no Caminho Francês. Com o milagre do Santo Graal que aconteceu em O Cebreiro, transformou a cidade em uma peregrinação obrigatória.
 
 
 
Conta à lenda, que em um dia de muita neve e tormenta, um camponês do pequeno pueblo de Barxamayor, subiu com grande sacrifício e perigo devido ao forte temporal que caia, até o alto do Cebreiro para orar a Santa Missa. Um monge leva a cabo a celebração da missa, no entanto fazendo-a com pouca fé, ademais depreciando o sacrifício do camponês única pessoa presente. No instante da Consagração, murmura:

“! A qué vendrá éste, con semejante tempestad, si sólo se trata de ver un pedazo de pan y un poco de vino!”,

nesse estante a hóstia e o vinho se converteram em Carne e Sangue visíveis a ambos, que permaneceu durante muito tempo sobre o altar.

Os peregrinos divulgaram este milagre por toda a Europa. Os anônimos protagonistas desse milagre, o camponês devoto de Barxamayor e o incrédulo celebrante estão enterrados na mesma Capela dos Milagres.


Atualmente ainda se conserva naquele local o cálice do milagre uma jóia românica do século XII, junto com o relicário que, em 1486, os Reis Católicos doaram quando lá chegaram para contemplar o milagre.

Desde o século XV, o símbolo do Santo Graal aparece no escudo da Galicia. O Graal representa o símbolo da pureza moral e da fé triunfante dos heróis cavaleiros e a caridade a serviço dos mais altos ideais do cristianismo.

No Cebreiro, além das “pallozas”, se destaca um simples e primitivo templo de “Santa María la Real”, resto do Monastério, de característica pré românica.

As “pallozas”, são vivendas adaptadas às condições climáticas adversas, de forma oval ou elíptica coberta com palha de centeio (colmo), tendo 2 ou 3 aposentos onde conviviam no mesmo teto pessoas e animais para se aquecerem.

Ainda existem seis “pallozas”,servindo de refúgio de pelegrinos que realizam o Caminho de Santiago e também em museu- Museo Etnográfico de O Cebreiro





O antigo hospital de peregrinos fundado no século IX por San Giraldo de Aurillac hoje é  destinado a hospedería em O Cebreiro.






Hospedaria  Mesón Antón.





Às 14:15 hrs chegamos em  León 


Tempo para almoçar.


Nosso almoço foi Paella de frutos do mar, acompanhado de vinho e sobremesa ao custo de 19 Euros para duas pessoas, no restaurante  calle Ancha, pedindo o
menu del dia que sai mais em conta.
 













Agora é tempo de passear pela histórica capital leonesa; uma das principais cidades do Caminho de Santiago.









Como farmacêutica, fotografei todas as farmácias que via. Essa existe desde  1827. Me encantei!




"Casa Botines"

A "Casa Botines" cujo verdadeiro nome é Casa Fernández-Andrés, uma ilustre obra do arquiteto espanhol  Antoni Gaudi  construída entre 1892 e 1894 está na Plaza San Marcelo, ocupada atualmente por um banco



Gaudi sentado em frente a casa  Botines



 eu e Gaudi



A catedral de Leon na Plaza de Regla, estava diferente, neste dia.  




Comoção era generalizada na cidade pela morte de três membros do Grupo de Resgate e Intervenção em Montanha (GREIM) que morreram fazendo um resgate em León. 






As vítimas eram pilotos de helicóptero com base em Léon e uma era membro do GREIM de Sabero. A noticia foi matéria televisiva e de jornal.

(a noticia em detalhes aqui nesse link)






A saída foi às 16:45 hrs, diretamente para Madri.



“A Europa nasceu na peregrinação e o Cristianismo é sua língua materna."


                                                                                        Goethe

 

Nenhum comentário: