terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Santiago de Compostela, onde todos os caminhos se encontram



Dia 24 de agosto de 2014, às 16:45 hrs, chegada a Santiago de Compostela.
Imagine que nesse canto da Galícia, na Espanha, onde todos os caminhos se encontram, milhões de peregrinos têm chegado desde a Idade Média desembarcando diretamente em Compostela.




Compostela é o nome do documento que cada peregrino recebe, comprovando sua condição de peregrino, após apresentar uma caderneta que ele consegue em sua paróquia, caderneta essa que é carimbada em cada posto de repouso e parada ao longo da peregrinação, que no mínimo deve percorrer 100 km.




Existem vários caminhos para Santiago, o caminho Português, o Espanhol, o Francês.

Os indicadores caminho de Santiago feitos de conchas aonde se recolhe a água para beber, a comida a se comer, durante a peregrinação.

Santiago de Compostela é capital da Galícia, segundo a tradição, acolhe o túmulo do apóstolo Santiago Maior, padroeiro e santo protetor da Espanha. A Catedral de Santiago de Compostela é um dos centros de peregrinação cristã mais importantes do mundo.




O Centro Histórico de Santiago é uma área urbana classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

A energia e a emoção já se dá na entrada pela Cidade Velha, nas ruas medievais de granito, praças, museus, monumentos e edifícios de grande valor arquitetônico, histórico e cultural.



 
A catedral é uma construção histórica datada do período medieval, época em que começaram as cruzadas. Foi erguida sobre os restos de igrejas primitivas e no lugar do suposto túmulo do Apóstolo São Tiago.

A catedral impressiona por seu estilo unindo elementos góticos, renascentistas e barrocos. 

São quatro fachadas,um dos destaques é o Pórtico da Glória, na fachada do Obradoiro (fachada principal),fachada da Acibechería, fachada das Pratarias e fachada da Quintana.
 
Na fachada da praça de Quintana, existem duas portas. A Porta Real, barroca de 1666, permitia o acesso dos reis de Espanha ao interior do templo. A Porta Santa ou do Perdão está aberta somente nos anos santos. Na parte inferior, a ambos lados da porta, foram colocadas 24 figuras de profetas e apóstolos, originários do antigo coro, feito de pedra pelo mestre Mateus.

Fizemos visita no interior da catedral e debaixo do altar, em uma urna de prata, está o túmulo de Santiago onde descansam os restos do Apóstolo junto com os de seus discípulos São Atanasio e São Teodoro. É um lugar ideal para um momento de oração pessoal diante de um dos discípulos prediletos do Senhor.

Todos os dias das 9:00 às 14:00 e das 16:00 às 20:30 horas pode-se dar o abraço ao Apóstolo e venerar suas relíquias. Pena que não podia ser tirado foto

Ao lado da Catedral de Santiago de Compostela fica o Hospital dos Reis Católicos.

O edifício foi erguido no século XV para dar abrigo e tratar os peregrinos que percorriam o Caminho de Santiago. Hoje é conhecido como Hospedaria dos Reis Católicos, onde funciona um parador (hotel de luxo).







A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel esteve em Santiago de Compostella, no mesmo dia que nós. Foi uma correria, em frente ao hotel, com rede de televisão filmando. Apareceu a noticia no jornal.




Aqui, algumas fotos clicadas no centro histórico  



 
Paço de Raxoi


Estando em frente da fachada principal da catedral, o Paço de Raxoi é um belo edifício neoclássico projetado em 1767 um dos mais elegantes edifícios da cidade.

Atualmente é a sede do Ayuntamiento (uma corporação ou corpo de magistrados em cidades e vilas, correspondente a prefeito e vereadores) de Santiago e da Presidência da Junta da Galiza.


















Cafe Bar Charra, na ruela perto da catedral








A Galiza é mar e costa e por isso, os produtos do mar abundam nas cartas dos restaurantes.













Tetilla, queijo típico galego. Sim, de teta, como dá para ver na foto acima. queijo de casca dura, bem amarela, e consistência cremosa por dentro.É que, entre as figuras representadas na catedral de Santiago de Compostela está a do profeta Daniel. Ele sorri e estaria olhando para os seios da rainha Ester, numa coluna próxima. Segundo a interpretação popular, diante da audácia do profeta, mandaram cortar os peitos da moça da estátua. Desde então, a população teria começado a fazer o queijo no formato de seios femininos.
 
 




O Paço ou Palácio de Gelmires está situado no centro histórico ao lado da fachada do obradoiro e da catedral e junto ao Hospedaria dos Reis Católicos, hoje fazendo parte do museu da Catedral de Santiago de Cospostela


 Na época da nossa visita em pleno ar livre apreciamos a amostra titulada “o poder” do artista Ramón Conde com quinze esculturas exibida no centro compostelano em torno das “plazas del Obradoiro” e  “Platerías”.











No edifício do Retoirado, duas esculturas representando o estado de natureza livre do homem. Nos balcões do edifício contíguo (Casa do Cabido), quatro personagens ouvem o discurso com diferentes graus de aceitação.

A Casa do Cabido faz parte do centro histórico de Santiago de Compostela. É um edifício de aspecto arcaico, que foi construído na primeira metade do século XVIII para ornamentar a Praça das Pratarias.

O conjunto é um ótimo cenário para quem gosta de tirar fotos, tendo a Fonte dos Cavalos no centro da praça e a imponente casa ao fundo. No alto da construção, o sepulcro e a estrela de São Tiago ganham destaque, além das duas gárgulas em forma da canhão nas esquinas.







Pelas ruelas perto da catedral adentramos até chegar num bar de esquina em frente a farmácia e ao restaurante Bo Gusto onde tocava música ao vivo em brasileira. Uma delícia






Farmacia Gomez-Ulla, en Calle Porta Faeira 



 restaurante Bo Gusto 


Nosso restaurante ficava numa esquina em frente a 
Farmacia Gomez-Ulla, e o restaurante Bo Gusto, na qual cantavam música brasileira o que nos encantou






Por detrás da imagem se vê o restaurante Bo Gusto





Não poderia faltar a torta de Santiago,uma sobremesa tradicional da Galiza, mais concretamente, oriunda de Santiago de Compostela.

 Os ingredientes principais deste doce são as  amêndoas e os ovos. O doce permanece no forno até se começar a formar uma crosta dura na superfície onde se coloca um  desenho  sob a forma da cruz da ordem de Santiago




Quando retornamos ao Hotel, tivemos a gratasurpresa de ver passando na TV o jogo do Grêmio 2 X  1 Corintians que acabou ganhando.

A noite termina maravilhosamente bem.



Nenhum comentário: