quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

amigo precioso provoca recordações agradáveis


Arte de Lowell Herrero


PARA QUE SERVEM OS AMIGOS?


Esta é uma pergunta que costuma se fazer na crista de algum problema mais grave. Para que serve um amigo? Para socorrer nas ocasiões mais difíceis.

Não estamos de acordo com esse raciocínio utilitarista. O amigo pode servir, eventualmente, para uma grande necessidade, e isto é uma prova cabal de que a amizade é verdadeira. No entanto, ele servirá muito e também para os momentos de alegria, satisfação e para as horas serenas de confidência. Um amigo será tanto mais precioso quando conseguir provocar recordações as mais agradáveis nos que partilham da amizade. As longas horas de entretenimento, em conversa agradável, os partidos tomados em favor do amigo, os pequenos sacrifícios.

Grande coisa, importante coisa é ter um amigo. Desses que têm a serena autoridade de divergir da opinião emitida sem que haja choque, sem que haja orgulhos feridos. Desses que se tem a certeza que acudirá em momentos difíceis, mas que desejamos jamais precisar lhes dar esse trabalho. Desses que não precisam passar pela prova dos "momentos difíceis".

Clarice Lispector in Correio Feminino.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi,
Vc é um desses amigos.
Abreijos

Martha Helena disse...

oi Clau, quanta saudades!Obrigada minha amiga-meste...A recíproca é verdadeira!mil beijos

Anônimo disse...

Oi querida, amo tudo isso. Imagem, texto e a sensibilidade da escolha.
Coisa linda isso aqui
Abrejos