domingo, 18 de janeiro de 2015

Madri é uma cidade para pedestres, então vamos...





Dia 6 – Terça-feira, 26 de Agosto de 2014

MADRI

Pela manhã incluímos uma visita panorâmica de Madri

A maior cidade da Península Ibérica (com 3,2 milhões de habitantes) funcionando 24 horas por dia.




Madri é uma cidade para pedestres, pois podemos conhecer grande parte das atrações a pé, em uma caminhada agradável mesmo no verão.

Praça de Las Ventas del Espíritu Santo' é a maior arena para touradas da Espanha atualmente.







O estilo arquitetônico da arena é considerado "neomudéjar" (movimento arquitetônico mudéja usa formas abstratas de ladrilho e os arcos em forma de ferradura,  algo unicamente espanhol) e tem capacidade para 23.000 espectadores.

A parte externa da arena é formada por vários arcos geminados em formato de ferradura, decorados com azulejos de cor azul.




Conhecemos a Praça da Espanha uma das mais importantes praças de Madri, e de onde parte a famosa "Gran Vía", artéria central da cidade moderna.

Aqui, visitamos o monumento que homenageia o escritor Miguel de Cervantes através de figuras do seu famoso livro "Dom Quixote" montado no seu cavalo Rocinante,  seu escudeiro Sancho Pança, além da sua amada Dulcinea.











A  calle Alcalá é  uma das  mais largas de Madrid, sendo uma rua tradicional que  nasce em pleno coração de Madrid na Puerta del Sol, uma praça movimentadíssima de dia, de noite e de madrugada.

Na Puerta del Sol fica a estátua-símbolo da capital, um urso e uma árvore de blueberry (El Oso y el Madroño) esse local era uma das entradas do muro medieval da cidade e o nome deriva de um sol que ornamentava a porta.



Outro símbolo tão querido quanto o urso madronho, é o Tio Pepe, um vinho licoroso feito em Jerez de la Frontera, desde 1888. É um tipo outdoor em luz neon que está no alto de um edifício com um desenho  de uma garrafa vestida com chapéu e jaqueta vermelha, um violão e o slogan: “o sol da Andaluzia engarrafado”.

Nossa caminhada após o tour, começou pela Praça Callao, onde fica a loja El Corte Ingles, loja de departamento vários andares de produtos desde comida a roupas, de eletrônicos a produtos de beleza, de vinhos a brinquedos, tudo pode ser comprado lá, além de boas opções de alimentação no último piso, e de um supermercado no sub-solo. 

 


Fica na "Calle de Preciados", rua com outras franquias internacionais como a grife espanhola Desigual 

 

 
 

e uma das “tiendas” Enrique Tomás de jamón, produto tradicionalmente muito consumido na Espanha. É obtido das patas traseiras do cerdo










Mercado de San Miguel , feito de ferro fundido,  situado no centro turístico de Madrid, na Praça de San Miguel, ao lado da Praça Maior, e em qualquer caminhada que você fizer pelas ruelas do centro vai se deparar com o mercado funcionando.







Ainda na Calle Mayor, 59 encontramos a Farmácia de la Reina Madre, a mais antiga de Madrid (1578)




e  plaza de la Villa que abriga três prédios interessantíssimos: a casa e torre dos Lujanes, a casa Cisneros e a antiga sede da prefeitura de Madri. No meio, ainda há uma estátua em homenagem a Alvaro de Bazan, o almirante responsável por importantes vitórias da Marinha espanhola como a Batalha de Lepanto.








 

Em frente de “la plaza de la Villa” tem uma loja que chama atenção de quem passa, a Geppetto Italia com seus objetos de madeira

 

 

Do lado da calle Mayor e da plaza de la Villa,chegamos  na Iglesia Catedral Castrense que era um antigo convento.




Descendo a Escalinata fotógrafo Alfonso que une la calle Bailén com Segovia vimos o  Viaduto de Segovia, (debaixo passa a rua com mesmo nome).










Quando retornamos, subindo a Escalinata, podemos contemplar a Catedral de la Almudena, o Palácio Real, e calle Bailén. Inenarrável!

A catedral está no centro histórico e a fachada principal está na frente do Palácio Real, tem um pouco mais de cem anos, porém a pedra fundamental é datada 1883.

O bispo de Toledo não queria dividir o poder e glória da catedral de sua cidade com a recém fixada capital da Espanha (Madrid), assim, a igreja de Santa Maria de la Almudena sofria ampliações e reformas sem muito sentido, até ser finalmente derrubada em 1868.

El Vecino Curioso é uma escultura de Salvador Fernández Oliva, 1999, representando um homem curioso apoiado sobre um parapeito observando as  ruínas de “iglesia de Nuestra Señora de la Almudena”




O Papa João Paulo II consagrou-a em 15 de Junho de 1993, sendo a primeira catedral espanhola consagrada por um Papa e a primeira consagrada por João Paulo II fora de Roma.
A fachada principal dá para a plaza de Armería, em frente ao Palácio Real de Madrid (conhecido também como Palácio de Oriente)

Na frente da igreja, existem diferentes imagens dos santos Apóstolos, como o gigantesco são Pedro e também os escudos da Família Real espanhola e do papa João Paulo II.




Ao entrar, a primeira imagem que se vê é da Nossa Senhora de Almudena, patrona de Madrid e um retábulo do século 15 com 18 imagens retratando diferentes momentos da vida de Cristo.



















Além disso, lá está enterrada, aos pés da imagem da padroeira de Madri, a rainha Maria de las Mercedes que ajudou a arrecadar fundos para a construção do edifício.




Era aniversário de meu marido e fomos acender uma vela em agradecimento. Basta pagar 0,20 de Euro




 Palácio Real de Madrid é a residência oficial da família Real, embora na realidade o rei e sua família não vivem ai e só se usa para celebrar cerimônias de Estado.













Após esse passeio começamos a retornar em direção a Puerta del Sol




Fomos almoçar na Panneluss, na calle Mayor, 65, uma cafeteria com ambiente agradável e preço justo.




Ali com mapas decidimos os próximos passeios




Seguimos a Gran Vía e nos encantamos com o Edificio Metrópolis, construído em 1911,localizado na esquina da com a Calle Alcalá, um dos principais cartão-postal da cidade.



Chegamos na Puerta de Alcalá, monumento famoso de 1778, que  fica na Plaza de la Independencia,  feito por Fernando Sabatini. São duas portas retangulares ao lado de três arcos centrais. Construído durante nove anos, é feito de granito da serra madrileña.








Na Praça de Cibeles,  local onde se celebra os títulos do time Real Madrid também tem o mais proeminente dos edifícios o Palácio de Comunicaciones, conhecido também por Nuestra Señora de las Comunicaciones.



Ali tinha uma exposição com roupas usadas penduradas em varais. Muito diferente.



Saindo dali, como cansamos muito de bater perna em meio a ruas e avenidas em pleno centro de Madrid, então fomos descansar e em pleno estado de encantamento no “Jardines del Buen Retiro” na “Puerta de la Independencia”







 

A tarde passava rápido demais, e a noite prometia, então, pegamos o autobús da línea 53 da EMT de Madrid, por 1,50 euros e fomos para o hotel.







Chegando no Hotel, pudemos ver todo o trajeto percorrido, e  ver onde seria o jantar.




De noite fizemos a comemoração do aniversário de meu marido com uma “noche flamenca” no Tablao Flamenco restaurante na “estación de los porches”









O jantar começou com aperitivo, seguido de prato principal com opção entre carne ou peixe, (optamos por peixe) e sobremesa deliciosos profiteroles (é uma sobremesa feita com uma massa açucarada, choux, recheada com cremes, sorvetes e caldas de acordo com a preferência.  Tudo regado a vinho, água e sangria durante o espetáculo que começou às 21h .













Não fiz muitas fotos nem tentei gravar o show pois desviaria minha atenção e emoção. Preferi gozar...

OBS: Conheceremos no tour da manhã ( de ônibus da Europamundo):
Praça da Espanha, Gran Vía, Cibeles, Porta de Alcalá, Parque del Retiro, Calle Serrano, Av. Castellana, Praça Colón, Passeio do Prado, exterior do Museu do Prado, Atocha, Praça de las Cortes, Puertas del Sol, Palácio Real.


Nenhum comentário: