domingo, 11 de janeiro de 2015

Fátima, um dos centros religiosos mais estimados do mundo







Saída para Fátima  foi às 7:30 h, num clima que nem parecia verão. Era agosto de 2014

Situada a norte de Lisboa, a cidade de Fátima é um dos centros religiosos mais estimados do mundo, onde os três pastorinhos alegadamente testemunharam a aparição de Nossa Senhora, a 13 de Maio de 1917.
Reza a lenda que “uma senhora mais brilhante que o Sol” surgiu perante as três crianças, alertando-as da importância de rezar e dizendo-lhes que iria aparecer novamente naquela mesma data e hora durante cinco meses consecutivos. Terá também prometido revelar a sua identidade e realizar um milagre no dia da sua última aparição.

Nos meses seguintes, Nossa Senhora revelou três profecias às crianças. No dia 13 de Outubro, na hora indicada, cerca de 70 000 pessoas reuniram-se para assistir à última aparição. À medida que as pessoas oravam, Nossa Senhora apareceu e realizou aquele que ficou conhecido por “Milagre do Sol”: o Sol começou a girar velozmente como uma bola de fogo e a chuva intensa que até então tinha caído cessou e as roupas das pessoas ficaram milagrosamente secas.





  
Na entrada do Santuário, do lado sul, encontra-se um monumento constituído por um módulo de betão do Muro de Berlim (começado a construir na noite de 12 para 13 de Agosto de 1961 e demolido a partir de 9 de Novembro de 1989).
Esse bloco foi oferecido por intermédio do emigrante português na Alemanha, Sr. Virgílio Casimiro Ferreira, e aqui colocado como 
grata recordação da intervenção de Deus, prometida em Fátima, na queda do comunismo.
Pesa 2.600 quilos, mede 3,60m de altura e 1,20 metros de largura. O arranjo do monumento é do arquitecto J. Carlos Loureiro. Foi inaugurado em 13 de Agosto de 1994.
 




Um grande pátio circundado por monumentos se abre impressionando.



A basílica neoclássica que se ergue no coração do Santuário de Fátima, os túmulos dos três pastorinhos que se encontram no seu interior, a pequena Capela das Aparições marca o local das aparições de Nossa Senhora de Fátima e a Basílica da Santíssima Trindade do Santuário de Fátima que recebeu o título de Basílica Menor.





A procissão de velas e pessoas ajoelhadas pagando promessa lembra que estamos num lugar religioso.











Mesmo saindo do Santuário, Fátima respira religião por todos os lados. 



Fomos num lugar enorme para comprar lembrancinhas para quem ficou no Brasil.




Nenhum comentário: