domingo, 11 de janeiro de 2015

Porto, cidade classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO







Sábado, 23 de Agosto de 2014 , após visita a Fátima seguimos viagem para  a Cidade do Porto

 (também conhecida internacionalmente por Oporto) é a segunda maior cidade de Portugal remontando a sua origem ao século VIII a.C.
 



A Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos da cidade do Porto, junto ao rio Douro, faz parte do Centro Histórico do Porto, zona definida pela UNESCO como patrimônio Mundial da UNESCO.


 Em Portugal o rio se  chama Douro, na Espanha, ele é Duero. Esse grande rio nasce na Espanha e deságua na cidade do Porto
 

A Ribeira é uma zona muito frequentada por turistas e local de concentração de bares e restaurantes.

  



“Praça dos Leões”, uma das praças nobres por excelência do Porto e mais conhecida por aquela designação do que a consagrada pela câmara. Oficialmente, chama-se Praça de Gomes Teixeira



“Praça dos Leões”



A Praça da Liberdade é, por muitos, considerada o coração da cidade do Porto, em Portugal. Localiza-se na Baixa da cidade, na freguesia de Santo Ildefonso.






Praça da Liberdade (Banco de Portugal e estátua equestre do rei D.Pedro IV)





A Baixa do Porto é a designação dada à zona central da cidade.
 Tradicionalmente, grande parte da banca, dos seguros, do comércio e dos serviços localizam-se nesta zona central da cidade. É aqui que se encontra o centro cívico, as grandes ruas comerciais, o mercado tradicional, a estação ferroviária, importantes monumentos como a Igreja dos Clérigos, um edifício barroco projetado pelo arquiteto Nicolau Nasoni  cujo início da construção foi em 1732 e finalizada em 1748.



 


Os passeios de elétrico fazem parte do roteiro da maior parte dos turistas .Para viajar nas linhas do eléctrico do Porto tem de ter um cartão ou terá de adquirir a bordo o seu bilhete que tem um custo de 2,50€ por viagem.

 











A Ponte Luiz I  faz a ligação entre as duas margens do Douro aos dois níveis: junto ao rio e superiormente, entre as escarpas.






 

Conhecida pelo seu famoso Vinho do Porto que é exportado internacionalmente a partir das caves que se situam na margem esquerda do rio Douro, em Vila Nova de Gaia 

O Vinho do Porto é um vinho licoroso, distingue-se dos vinhos comuns pelas suas características particulares: uma enorme diversidade de tipos, um teor alcoólico elevado (geralmente compreendido entre os 19 e os 22% vol.), numa vasta gama de doçuras e cores.

Fomos degustar e comprar na Casa  Burmester,Uma empresa com mais de 250 anos de tradição em vinhos



 Embora classificada por muitos como "cinzenta", não deixa de ter o seu encanto próprio principalmente na zona ribeirinha com as suas ruas labirínticas e pequenas casas amontoadas em direção ao rio.


O Porto é uma cidade classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO graças aos seus belos monumentos e edifícios históricos


Palácio da Bolsa exibe uma imponente fachada neoclássica, construído no século XIX. A sua mais famosa atração é o Salão Árabe, muitas vezes usado como sala de recepção de chefes de Estado visitantes. Pena que não estava aberto ao público
















A Estação Ferroviária de Porto - São Bento, está situada na Praça de Almeida Garrett ,é célebre pelos seus painéis de azulejos, de temática histórica.





 












Casa das Rolhas,é uma loja pequenina, que tem tudo relacionado com vinho. Foi fundada em 1850, está há 152 ou 153 anos no mesmo ramo em Porto.









Livraria Lello e Irmão, na  R. Carmelitas, 144, é considerada uma das mais belas livrarias do mundo e  uma das mais antigas livrarias portuguesas. Está no Porto desde 1881 e fica num prédio com vitrais, painéis, colunas e com uma escadaria no centro. "A principal, e extraordinária característica do edifício, é singular. Nunca se ouviu dizer que é parecido com..."

Dois andares e uma união arrebatadora: uma longa e característica escadaria vermelha. São mais de 120.000 títulos que embelezam este local de grande culto nas mais diversas áreas e língua.

A centenária Lello é uma instituição do Porto e é já visita obrigatória para quem vem de fora.

Porto me encantou apesar do pouco que conheci. Voltaria, com certeza!

Nenhum comentário: