domingo, 13 de março de 2011

Colonia del Sacramento


Dia 05/03/11, sábado.

Saímos a caminho de Colônia do Sacramento.


Hotel Nirvana

Visitando Colonia Suiza (Nueva Helvecia) cerca de 60 km  de Colonia del Sacramento conhecemos o Hotel Nirvana, inaugurado em novembro de 1943. Estrategicamente localizado na bacia do Rio da Prata, o centro de comunicações entre a capital, Montevidéu e Buenos Aires. 




Santuário de Schoenstatt

Ainda na Colônia Suiza, tivemos a grata surpresa em encontrar em pleno Uruguay, o Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt construído em 1943, (são 185 santuários ao redor do mundo nos 5 continentes). Esse santuário está ligado intimamente na minha vida, minha história.









A viagem prossegue para uma fazenda onde vendem toda a classe de produtos que há na granja. Há doce de Leite, compotas de cebola, de alho, de marmelo, as típicas de fruta , num balcão com todos esses sabores para degustar. 





Ali funciona também , o museu Arenas de las coleciones de Eduardo Arenas que tem vários recordes no Guinness com  coleções de todo o tipo: lápis,chaveiros, latas de bebidas, cinzeiros, frascos de perfume, que coleciona a quase 50 anos.



 Ruínas da Plaza de Toros Real de San Carlos

Seguimos para  a Plaza de toros Real de San Carlos, atualmente em ruínas,  idealizado pelo milionário argentino Nicolás Mihanovich para atrair turistas de Buenos Aires, do outro lado do Rio da Prata, durante os fins de semana. Foi inaugurada em 1910 e funcionou durante apenas dois anos, (somente oito corridas oficiais) quando as corridas de touros foram proibidas em todo o Uruguai.
Em sua corrida inaugural já se exibia toda a gala das corridas espanholas, contava com a presença  de dois dos melhores toureiros da Espanha, e cerca de 10.000 espectadores.
O restante do complexo, que incluía um hotel cassino, funcionou durante mais alguns anos.

Colônia do Sacramento  é uma cidade do Uruguay, capital do departamento de Colônia, foi reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade, ficando a 177 km de Montevidéu  e a apenas 40 km da capital Argentina, Buenos Aires, pelo Rio da Plata.

É a cidade mais antiga do Uruguai, fundada  pelo português Dom Manuel Lobo para fazer frente aos espanhóis que então dominavam Buenos Aires. Por sua localização estratégica, foi um dos principais alvos das batalhas protagonizadas por Portugal e Espanha ao longo do século 17, quando disputavam a divisão das terras do Novo Mundo.



 Puerta de Campo


0 ponto de partida do Bairro Histórico é a Puerta de Campo,  pequeno arco de pedra, passando pelo  Paseo de San Miguel, ou se perder pelas ruelas históricas. A  mais famosa é a  Calle de los Suspiros, onde estão  algumas das casas mais antigas da cidade. 



 Calle dos suspiros


Farol ao fundo das ruinas

Na Plaza Mayor, a poucas quadras dali, estão o Farol de Colonia, as ruínas do antigo Convento de San Francisco e alguns dos principais museus locais, e a Iglesia Matriz de Colonia, a mais antiga do país.







 Vista do  farol

Após o tour continuamos nosso caminho. O farol e seus 112 degraus foram subidos  para uma contemplação da vista da cidade , do mar Del Plata e de Buenos Aires escondidinha a 45 kms dali.

Cabe contar esse detalhe: Com um Buquebus, que é um catamarã rápido, seguro e muito confortável e com free-shop a bordo, pode-se cruzar as águas do Rio da Prata por aproximadamente 40 minutos, chegar a agitada Buenos Aires.



Viejo Barrio 


Viejo Barrio






interior do Viejo Barrio


 Chivito (lanche típico)


A fome começou a bater e fomos ao restaurante Viejo Barrio em frente a igreja. Local muito simpático, boa comida, incluindo  no cardápio o preço do seu charme. Não sei se foi devido ao carnaval, mas tinha uma sala toda decorada com apetrechos de fantasia, que até usei para fazer umas fotos.



 Fachada da igreja matriz 






Interior da Igreja Matriz

Depois saímos caminhando pelas ruas arborizadas com plátanos. Em cada passada um detalhe...até a hora marcada para o retorno. 



De volta a Montevideo, resolvemos tomar um café. Fomos a pé até a 18 de Julio, no Fracal, que em frente está "Fonte dos Cadeados", feita de pedra vulcânica trazida do México. A lenda diz que se os casais escrevem nos cadeados as iniciais dos seus nomes, prendem na cerca e jogam a chave na fonte para garantir união eterna e o retorno ao Uruguay.

Aproveitamos e registramos o momento.


"Fonte dos Cadeados"

No hotel, era passagem rapidíssima, só para se embelezar para um show típico uruguaio no El milongon. Compramos um jantar show. Foi muito bom e diferente do imaginado.









Na saída ouvi um chamado. Era uma amiga que tinha feito uma viagem comigo para Barretos(SP) na festa do peão há 5 anos atrás. Mora numa cidade perto da minha. (SC) . Ficamos amigas  de Orkut, nos comunicando através dele. Ela,  sendo como eu, fanática pelo Grêmio, acabamos por “coincidência” nos encontrando na frente do Estádio Olímpico num campeonato decisivo há 3 anos atrás. Agora, em pleno Montevideo. Põe surpresa agradável nisso! Embora Montevideo era só Brasileiros.

Nenhum comentário: