domingo, 13 de março de 2011

viagem para Rio dos Pássaros pintados.


Porto Alegre tchau!



Nosso feriado foi viajar para o Uruguay.

Em guarani, Uruguay significa Rio dos Pássaros pintados.

Me surprendi com o pouco que conheci.

Saímos de SC para RS, precisamente Porto Alegre, onde pegamos avião direto para Montevideo com uma hora de vôo.

Tivemos que aumentar 1 hora nosso relógio, visto que, lá, ainda vigora o horário de verão.







Chegamos no "Aeroporto Internacional de Carrasco General Cesareo L. Berisso”, localizado em  Canelones, a 18 km a do centro de Montevidéu. Lá a receptiva Cristina nos aguardava  para nos levar ao Hotel Lafayette. A localização do hotel é ótima,  muito próximo do centro, da avenida 18 de julho (uma das principais de Montevideo) e também aos pontos turísticos.

O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, situada no estuário do Rio de la Plata,  um dos países economicamente mais desenvolvidos da América Latina,   a capital administrativa do MERCOSUL,  uma das mais seguras capitais do mundo,  o país menos corrupto da América Latina, reduzida taxa de analfabetismo, com cultura marcadamente européia, e com  as tradições gaúchas com grande importância no folclore do país. E precisa mais? Pois tem!

O Uruguai foi o primeiro país a estabelecer por lei o direito ao divórcio (1907), um dos primeiros do mundo a estabelecer o direito de as mulheres votarem, o primeiro país latino-americano a legalizar a união civil entre pessoas homossexuais a nível nacional, no ano de 2007, na qual foi erguido um monumento  à Diversidade Sexual,  entre as praças da Constituição e Independência onde  se lê: "Honrar a diversidade é honrar a vida - Montevidéu pelo respeito a todo gênero, identidade e orientação sexual".

Uruguay, tão pequeno e tão grande!






Como chegamos de tarde, a viagem foi boa e estávamos descansados, não resistimos em sair e fazer uma sondagem pelos arredores à pé. Fomos de taxi jantar no shopping

Não posso deixar passar as curiosidades com os taxis do Uruguay. São pretos com capota amarela, desconfortáveis, vidro grosso entre o banco do motorista e o passageiro, sem muito espaço para as pernas. Lá, os taxímetros  mostram um número  no visor que é transformado  através de uma tabela pendurada no vidro, em pesos, isto é, o valor da corrida, e se passa o dinheiro por uma espécie de cinzeiro de carro onde troco passa por ali também.

Fomos no  Punta Carretas Shopping, está situado num  antigo prédio da Cadeia Central. Um shopping bonito mas que não nos atraiu. Os preços parecidos com os do Brasil. Fomos direto então, para a praça da alimentação. No terceiro nível, no El Fogón, onde comemos e  apreciamos os Montevideanos passarem. Definitivamente: era outro país. Muitas pessoas de idade curtindo a vida como ela merece. Não tinha muita gente o que nos foi explicado que viajaram para o litoral ou exterior (diga Buenos Aires ou Brasil) aproveitando como nós o feriado de carnaval.

Depois passamos no supermercado Disco no shopping. Enorme e cheio de novidades em produtos, bem diferentes do Brasil. Em cada detalhe uma descoberta. Seguimos para o Hotel, porque ninguém é de ferro e o outro dia era para acordar cedo, tomar um bom café e seguir num tour para Colônia Del Sacramento.

Um comentário:

Atelie Mimos & Caprichos disse...

Oi amiga adorei seu blog,,,,lindas poesias,,,,,PARABENS!
muito bom gosto!
fique sempre com DEUS!