segunda-feira, 14 de março de 2011

Montevideo


Dia 06/03/11

Montevideo

Mesmo que o lugar concentre 1,3 mi­lhão de moradores (um número bem elevado levando-se em conta que o Uruguai todo tem 3,4 milhões de habitantes), não há uma multidão de pessoas pelas ruas, que são arborizadas com pés de plátanos e enfeitadas com  uma arquitetura charmosa e preservada, encontra-se com frequencia, carros de modelos mais antigos, e sempre  uma cuia de chimarrão nas mãos.




 A Cidade Velha é onde nasceu Montevidéu. É uma pontinha de terra cercada em três lados pelo Rio da Prata. A única saída por terra era fechada por uma muralha.




Estádio Centenário


Fizemos um tour panorâmico pela cidade. Eu particularmente não gosto porque é muito superficial. A gente só pára onde o guia acha interessante, o que às vezes, não é  a minha  escolha. Pois bem, o que lembro bem é do Estádio Centenário, declarado monumento histórico pela Fifa, o estádio para 70 mil pessoas foi o primeiro do mundo desenhado especialmente para um campeonato de futebol. Concluído em 1930, recebeu o nome de “Centenário” por conta da data de sua inauguração, 18 de julho, feriado uruguaio em que se recorda o juramento da Constituição do país, que então completava cem anos. Aí se realizou a primeira Copa do Mundo, em que o Uruguai saiu campeão. 






monumento “La Carreta”


Depois, numa parada estratégica para fotos, conhecemos no Parque Batlle, o monumento “la carreta”,  lembrando  o clássico de transporte de carga, usado por homens no campo, feito de bronze e sua base é feita de granito rosa. Era muito turista por lá. Ficamos sabendo que tinha atracado no porto quatro navios...imagina quanta gente?








O final do passeio coincidiu com o final da manhã, no Mercado do Porto. Continuamos nossa caminhada nos arredores do Mercado do Porto, fugindo  do cais, seguindo pelas ruas da Ciudad Vieja até a Peatonal Sarandi, na direção da Plaza da Constituição a mais antiga da cidade (ou da Matriz) onde tem a  Catedral Metropolitana . Conhecemos e fotografamos  também a  plaza Zabala.
Até entrevista para saber opinião do turista  respondemos, e curtimos muito a feira de artesanato de Sarandi.































 









A fome chegou e retornamos ao Mercado Del Puerto, um galpão de estrutura metálica de 1868, os restaurantes oferecem de parrilla à paella.
Optamos pela parrillada, no andar superior, em frente ao relógio.
Parrillada  é um  churrasco tradicional uruguaio, cujos cortes de carne de boi, porco, cordeiro, ficam assando em gigantescas grelhas. Os  cortes das carnes de boi, são diferentes dos encontrados no Brasil, além de serem sempre muito macias, e as lingüiças são de alta qualidade.













 




A comida seja qual for pode ser acompanhada por um médio y médio (mistura de vinho branco e espumante que nasceu junto com a fundação do mercado), ou cerveja locais. Pilsen , Patrícia (cerveja a litro).

Voltando ao Hotel, saímos para conhecer o Uruguay Shopping e jantar no LA PASIVA uma rede de fast food,  que tem sempre uma espalhada por  Montevideo.



3 comentários:

Márcia Parente Sena disse...

Nada como uma boa viagem!

Dá um pulinho no http://viajapensamentos.blogspot.com e pega um presentinho especial pelos 01 aninho domeu blog!

abraços,
Márcia *-*

Anônimo disse...

Também jantei no La Passiva, acho que aquele carro velho ainda está lá.... menina fizemos o mesmo trajeto?!!!! Não postei todas as fotos mas tem muitas na aqui que, praticamente, são iguais as tuas...É um lindo passeio mesmo. BJo

Martha Helena disse...

Lindo passeio mesmo. Não é só Buenos Aires na América Latina...vale a pena conferir.