domingo, 8 de fevereiro de 2015

uma tarde inesquecível em Paris





Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014




Essa era uma viagem espacial, sem perspectiva de retorno, então não poderíamos nos arriscar perdendo tempo com filas ou tentando nos fazer entender para chegar onde queríamos, e com um roteiro bem apertado, tempo era prazer vivido.

Nosso passeio agora, é feito com um guia pelo Museu do Louvre, que já estava com nossos ingressos comprados antecipadamente pela nossa agência de viagem.




O prédio do Museu do Louvre teve origem em 1190, quando foi construída uma grande fortaleza às margens do Rio Sena.


O projeto inicial incluía uma grande muralha e o castelo foi concebido para ser uma fortaleza para proteger Paris dos ataques Vikings.

Mais tarde (entre 1564 e 1574), foi construído o Palácio das Tulherias a mando da Rainha Catarina de Médici, para onde a família real se mudou.


Com a mudança da corte para Versailles, o Louvre ficou degradado, em péssimo estado, sendo transformado em museu em 1793, durante a Revolução Francesa.

A curadoria do museu dividiu o acervo em sete coleções, dispostas em três seções principais: Sully, Richelieu e Denon. Todas elas possuem acesso através da pirâmide

Embora tenha cerca de 63.300 obras de arte, de variados artistas, a excursão guiada priorizada do Museu do Louvre de Paris se concentra em obras mundialmente famosas: a Vênus de Milo, escultura grega de cerca de 100 a.C. e a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, pintada no início do século XVI.

Paris,foi palco de grandes revoluções que marcaram a história do mundo, mesmo  assim, guarda segredos de arte, religião, cultura.

Aqui, no Louvre, é permitido a utilização de máquina fotográfica sem o uso do flash.

O Louvre tem 3 alas: Richelieu, Denon e Sully.

O subsolo, que é o hall principal, também conhecido como Hall Napoléon, se vê uma placa indicativa e uma escada rolante de acesso para cada uma dessas alas.




 Entrada Louvre pelo Carrousel du Louvre







No patamar da escada da Ala DenonVictória de Samotrácia (majestosamente em destaque no museu, a estátua de 190 a.C.

Na sala 6, 1° andar, da Ala Denon, no corredor dos pintores italianos, está a Mona Lisa (em italiano, La Gioconda, “a sorridente”), é o local mais movimentado, porém consegui ficar sozinha com ela.
















Vênus de Milo, outra das peças-símbolo do Louvre, é estátua do período helenistico, final do século 2 AC, que foi encontrada em 1820 na ilha de Milo, na Grécia e fica na ala Sully, térreo, sala 16.



















No sudoeste da ala Sully é possível visitar parte da muralha original do museu e uma maquete do Palácio do Louvre original, bem diferente do atual que já passou por várias remodelações, é a chamada 'sala da maquete'
















A exposição dos apartamentos de Napoleão III (sobrinho de Napoleão Bonaparte) é paga a parte, porém, nosso guia nos prestigiou com esse presente, até porque, estava vazio, sem visita alguma.

Encontra-se na Ala Richelieu,  numa demonstração de luxo, riqueza e ostentação em que viveu Napoleão.

Móveis  rebuscados com entalhes em madeira dourada, lustres de cristal e dourado emoldurando o teto, poltronas e sofás de veludo vermelho vivo, quadros, espelhos, tapeçarias, porcelanas e tapetes, marcando uma época de luxo e riqueza na história da França.















 



O Cour Marly do Museu do Louvre (Ala Richelieu, térreo) foi inaugurado em 1993 com esculturas vindas de Marly-le-Roi





Os Cavalos de Marly, na ala Richelieu

No mapa do Louvre essa exposição esta marcada como Ala das esculturas.

Carrousel do Louvre,um shopping, junto ao hall principal, onde se encontra várias lojas, uma praça de alimentação, com restaurantes de vários tipos, cafeteria, lanchonete e até um Mc Donald’s, foi onde marcamos encontro com minha prima que mora há décadas em Paris com seu marido e filhos franceses.



 Mc Donald’s

Após matar saudades e comer por ali, através de um acesso chegamos a estação do metrô. 

A Ópera de Paris foi fundada em 1669 como Academia de Ópera (Académie d'Opéra) e rapidamente se tornou Academia Reeal de Música (Académie Royal de Musique).



O edifício é considerado uma das obras-primas da arquitetura de seu tempo. Construído em estilo neobarroco.

Em 1989 passou a ser chamado Ópera Garnier.


Visita incontornável na capital, é também e sobretudo um palco concorrido para representações musicais.


As esculturas da fachada principal e as esculturas em bronze dourado que ornamentam o topo do monumento.



Aqui, vemos novamente muitos jovens sentados nas escadarias de mármore simplesmente contemplando,  em silêncio, sem bebidas as belezas construídas pelo homem centenas de anos atrás.





Um dos endereços clássicos do consumo em Paris, a Galeries Lafayette do boulevard Haussmann, fica próxima da Ópera Garnier, oferece itens, dos mais luxuosos - de marcas como Chanel, Dior e Prada - aos mais acessíveis.













Na cobertura das Galerias Lafayette, 7º piso,de acesso gratuito, temos uma vista deslumbrante para Paris e os seus monumentos, incluindo a Torre Eiffel
























Anoitecia e estávamos abobalhados por ter uma overdose de visões maravilhosas, e  era chegada a hora da  volta para casa.

Com minha prima junto, tomamos o metro e rumamos para o hotel com a promessa de um domingo encantador. E foi!







Nenhum comentário: