domingo, 8 de fevereiro de 2015

passeando em Paris acompanhando o rio Sena




Sábado, 30 de Agosto de 2014
 
Dia livre em Paris, então, pela manhã, resolvemos realizar uma atividade opcional com a Europatour visitando o Bairro Latino, Catedral de Notre-Dame de Paris e passeio pelo rio Sena.

Claro que gostaria de passear por Paris livremente como em Madri, mas a língua nos amedrontou, então, com guia em português, e fones de ouvidos, passeamos semi- livres. Foi bom, mesmo assim.

O Quartier Latin (bairro Latino) está localizado na margem esquerda do Rio Sena e em torno da Soubornne, uma das universidades mais antigas da Europa.






As origens do Bairro Latino começam no ano de 52 AC. e tem esse nome porque nesse bairro se falava Latim. 



Aqui, podemos ver in locco , Vélib, um  sistema de serviço gratuito de empréstimo de bicicletas, invenção parisiense, criado pela prefeitura, inaugurado em julho de 2007 com 10 mil bicicletas e 750 estações automatizadas.

O francês foi o primeiro a aplicar, em grande escala, o serviço de bicicletas públicas com estações automatizadas com sucesso. Atualmente, o número de bicicletas é de cerca de 20 mil em mais de mil estações.

A primeira meia hora de uso é gratuita. Após esse período é cobrada uma taxa que varia de acordo com o tempo de uso. O usuário deve ter ao menos 14 anos e mais de 150 cm de altura.







 
Autolib' coloca o automóvel em uma nova era.

O sistema inaugurado em Paris em 2011, já faz parte da história do automóvel.

Trata-se da primeira iniciativa de car-sharing em uma grande cidade do planeta.

Traduzindo-se ao pé da letra, o termo em português significa “compartilhamento de carro”.

Funciona assim: os interessados em rodar com um dos carros do sistema Autolib' poderão aderir a ele com pagamentos anuais, semanais ou diários, desde que tenham carteira de motorista, documentos de identidade e cartão de crédito.

Dependendo da fórmula escolhida, pagarão de 5 a 7 euros a cada meia hora de utiliztuada a quilômetros de distância, desde que em Paris ou em outra cidade da região que também participe do projeto (assim como acontece com  as bicicletas do Vélib).




 
No Bairro Latino podemos encontrar monumentos tão importante como o Panteão, para além de muitos cafés, restaurantes e livrarias.



Muito pertinho da Notre Dame fica o café Panis, principal reduto dos escritores que sempre estão  na livraria Shakespeare & amp; Co.  



Em companhia de uma xícara de café, a alma  do Panis é reforçada com uma pequena biblioteca.
 




Square René Viviani-Montebello, no Quartier Latin
tem uma localização é ótima pois  a Notre-Dame fica “quase” em frente, do outro lado do Sena.








 
Abriga a árvore mais velha de Paris, uma Robinia (Robinier), também conhecida como falsa Acácia. O nome vem de Jean Robin (1550-1629), uma espécie de farmacêutico do rei, que trouxe as primeiras mudas dos EUA e as plantou em um viveiro na Île de la Cité.






No centro do jardim, há uma bela escultura-fonte, em bronze, (não tem mais água) em homenagem a Saint-Julien-Le-Pauvre, que faz um conjunto  com os arcos repletos de rosas vermelhas, da espécie conhecida como Red Parfum, que ficam ao redor.
 













A majestosa catedral de Notre-Dame, cuja pedra inaugural é datada de 1163 é uma das mais importantes catedrais do estilo gótico primitivo francês, (auge do desenvolvimento artístico da idade média) ficando no local de um antigo templo romano levando 170 anos para ficar pronta e continua intacta mesmo passando por revoluções e guerras.

Não saberia descrever tamanho esplendor e a emoção sentida. Espero que imagens possam dar pelo menos uma pálida ideia



























 


 





Depois de todo esse encantamento não poderíamos  deixar de passear em Paris
com   os barcos que sobem e descem o rio Sena,
há mais de 60 anos,os bateaux-mouches (em francês barco-mosca)














O rio Sena tem suas margens listadas como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, passando sob pontes históricas como a Alexandre III e a Pont Neuf - a Ponte Nova, que, aliás, é a mais antiga da cidade.

























Nenhum comentário: