segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

E eu chorei, na avenida eu chorei





Minha escola estava tão bonita
Era tudo o que eu queria ver

Benito Di Paula

O Carnaval carioca é a maior festa temática realizada no mundo. 
São quatro dias de folia e brincadeira, cujo ponto alto está no tradicional desfile das Escolas de Samba, que acontece no Sambódromo, na qual participam brasileiros e estrangeiros, que se contagiam com a beleza deste acontecimento único.  
Nas ruas, os desfiles de blocos, das bandas de cada bairro e os bailes, confirmam que o Carnaval do Rio, é  sobretudo alegria. 
Nesse terceiro dia, domingo, o apogeu da viagem, fomos a noite assistir sete escolas de samba desfilar.
Nesse dia, optamos pelo reconhecimento do sambódromo a luz do dia, em ver como chegar lá de noite, e descansar porque a noite seria longa e não se podia perder nada. O objetivo foi assistir todas e sair só quando tudo findasse. Missão cumprida! 
Depois do café da manhã, pegamos o metrô para a Estação Praça onze  que fica próxima à entrada das arquibancadas do Sambódromo. 




 Lá chegando, pedimos informação para um casal de guardas como chegaríamos ao setor 8. Nos indicaram um caminho, onde tinha uma combi velha, destruída e detonada mergulhada em um mar de água suja. Um nojo. Isso ocupava quase toda a rua e a gente foi entrando impressionadíssimos em como não “mascararam “ esse lugar para receber turisatas. Um total descaso. 



Caminho com entulhos e água "suja" escorrendo pela rua




Quando chegamos no sambódromo, tinha uns turistas alemães, ciclistas que estavam lá e entregaram medalhas para os seguranças do local. Sem estarem acostumados com gestos tão simpáticos e educados eles ficaram pasmados olhando. 




Foram eles que nos indicaram um caminho diferente, mais descente para o acesso. A pergunta que não quer calar,   porque aqueles guardas em vez de nos indicarem o caminho da esquerda não nos indicaram o caminho da direita? Seria tão mais simples. Entendi como um  desrespeito ao turista Nesse caminho mais fácil se passa pela Farmácia Estadual  de Medicamentos Especiais. (é o medicamento especial sempre no meu caminho, mesmo estando de férias). 




Agora, mostro por detrás do glamour do Sambódromo. Ainda bem que tudo foi muito seguro...

















Pegamos o metrô para a Estação Ipanema/General Osório, cuja decoração envolve painéis que ilustram os costumes  e tradições da região: a Banda de Ipanema, o Bloco Carnavalesco Simpatia É Quase Amor e a Feira Hippie aos domingos. 




Era domingo então “fizemos” a feira e passeamos pelo calçadão de Ipanema, e depois  fomos aperitivar no Astor na Vieira Souto ( esse bar é filial do de SP).  Chopinho e bolinhos de bacalhau, com bacalhau!




Retornamos para casa de taxi e paramos na rua do Catete  Largo do Machado no Pizza & Grill Gambino, lotadíssimo  porque era domingo. Muitas mulheres idosas em grupo se encontrando para almoçar juntas. 




Agora é hora de descanso. O Hotel era puro carnaval. Deixaram em cima da cama uma camiseta para cada um, para brincarem no carnaval. Era amarela, muito bonita. Acontece que a gente não sabia e mandamos confeccionar aqui mesmo nossas camisetas vermelhas.  


  

Na hora de sair, foi emoção pura, todos com algum adereço, muita alegria que era contagiante. As ruas eram tomadas de gente fantasiadas e se movimentando. Não interessava se era para ver o desfile, brincar com blocos na rua... a festa era total! 



Fizemos o trajeto, chegamos ao sambódromo, setor 8, em frente ao camarote oficial e o recuo da bateria. Um luxo! 




 Imagino que abaixo de nós teria os jurados pois todos passavam na escola, se viravam para nosso lado e faziam reverência. Para nós é que não era...mas fingi acreditar. Quando chegamos recebemos muitos materiais informativos sobre cada escola, samba enredo fazendo inclusão do turista ao desfile.

Renascer de Jacarepaguá contando o mundo colorido do artista plástico Romero Britto.




Romero Britto e o filho

WWW.renascerdejacarepagua.com.br 
 
 
 Portela homenageando a terra do Senhor do Bonfim 






Imperatriz Leopoldinense  homenageando o centenário de Jorge Amado
 
 
 
 
 


Mocidade Independente de padre Miguel elegendo Candido Portinari como tema
 
 


WWW.mocidadeindependente.com.br 
 
 
 Porto da Pedra contando a história do iogurte 
 
 
 Hora da fome.Hora de comer,  Mister Pizza nos salvou! 
 
 
É a hora e a vez da Beija-Flor que homenageou os 400 anos da capital Maranhense. 
E Joãozinho Trinta morto esse ano e grande carnavalesco 
Estava esperando por ela.
 


 WWW.beija-flor.com.br
  
Quando pensei que tinha visto tudo , eis que acima do cansaço,  
surge a Vila Isabel sob gritos do público : é campeã! 
Arrepiou! 
 
 
 comissão de frente
 
  
 


saída do sambódromo, já com catracas fechadas


E vai chegando o amanhecer
Leio a mensagem zodiacal
E o realejo diz
Que eu serei feliz
Sempre feliz...
 
 
 

Nenhum comentário: