terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Comer, Rezar, Amar



Estava num período sem ler um livro. Estava muito virtual para meu gosto. Então comecei o ano lendo e fazendo o que mais gosto: selecionar as partes interessantes e guardar como relíquia, e é claro, aqui postar, o que não deixa de ser uma maneira de guardar, eternizar.

Li Martha Medeiros, Clarice, Elisabeth Gilbert e agora Gabriel Garcia Márquez.Está tudo anotadinho.Aos poucos repasso.

“Comer, Rezar, Amar” existe título mais lindo, completo e prazeroso?

É com ele que vou iniciar os fragmentos do que "olhei com coração" e provocou reflexão. Voilà!

“(...)Só tem um problema na sua vida. Você se preocupa demais. Sempre fica emotiva demais, nervosa demais. Se eu jurar que você nunca vai ter nenhum motivo na vida para se preocupar, você vai acreditar em mim?”

“(...)Deus pode querer que eu enfrente esse desafio específico por algum motivo. Em vez disso, sinto-me mais confortável rezando para ter coragem para enfrentar tudo que acontecer na minha vida com equinimidade, seja o que for.”

“(...)Mas não quero ser nenhuma monja, nem abrir mão por completo dos prazeres mundanos. Acho que o que eu quero é aprender a viver neste mundo e desfrutar seus prazeres, mas também me dedicar a Deus."

(...)você tem de parar de ver o mundo através da sua cabeça. Em vez disso, precisa olhar pelo coração. Assim você vai conhecer Deus.",

“(...)O homem não é nem uma marionete dos deuses, nem tampouco é senhor do seu próprio destino; ele é um pouco de ambos. Galopamos pela vida como artistas de circo, equilibrados em dois cavalos que correm lada a lado a toda velocidade – com um pé sobre o cavalo chamada “destino”, e o outro sobre o cavalo chamado “livre-arbítrio”. E a pergunta que você precisa fazer todos os dias é: qual dos cavalos é qual? Com qual cavalo devo parar de me preocupar, porque ele não está sob meu controle, e qual deles preciso guiar com esforço concentrado?

Ter um filho é como fazer uma tatuagem na cara. Você precisa realmente ter certeza de que é isso que você quer antes de se comprometer.”

"Nem todos os motivos para se ter filhos são iguais e nem todos eles são necessariamente altruístas. Mas tampouco todos os motivos para não se ter filhos são os mesmos. Nem todos esses motivos são necessariamente egoístas."

"(...) E nada deixa uma controladora mais puta da vida do que a vida não fazer o que ela quer.

Elisabeth Gilbert in "Comer, Rezar, Amar"

3 comentários:

Roberta disse...

Viajei pelo seu blog!
As palavras vão tomando conta da gente..td lindo,Martha!
Bjs no coração

Martha Helena disse...

Obrigada...obrigada...me deixa muito feliz...

Marcia Toito disse...

belíssimas citações!!! parabéns
pela escolha!