O livro Não Nascemos Prontos – Provocações Filosóficas de Mario Sergio Cortella, filósofo brasileiro, mestre e doutor em Educação, apresenta crônicas que discutem temas diversos à luz da filosofia e tendo como palco o cotidiano.
Não li esse livro, mas assisti os vídeos relacionados, em 4 partes, de um Seminário sobre Família, Escola e Cidadania: Quais os caminhos? – que aconteceu em Florianópolis/Santa Catarina em 2007.
Tento aqui provocar a curiosidade de cada um em assistir aos vídeos.
“…o mundo que nós vamos deixar para os nossos filhos depende muito do tipo de filho que nós vamos deixar para o mundo…”
“…geração miojo…” a que quer tudo em 3 minutos...e assim se angustia quando assim não acontece
“…as coisas para acontecerem demoram um processo, dá trabalho…”
E segue intrigando e surpreendendo com a citação de Contardo Calligaris que diz que os jovens de hoje parecem adultos em férias… e que como não nascemos prontos, quem “aprontou” esses sujeitos pergunto eu?
“Eu acho que os pais perderam a referência de educação e passaram só a prover sem autoridade. Os filhos não ouvem os pais, fazem o que têm vontade e os pais acabam aceitando para não contrariar, achando que se o filho fizer o que tem vontade será um líder. Aí que está todo o engano de posição na vida. Líder não é aquele que faz o que tem vontade, mas faz com que o outro produza o melhor que pode. É um gerenciador de pessoas e não um escravo. E os pais se colocam na posição de escravos da vontade dos filhos, estão sendo tiranizados.”
Dr. Içami Tiba.
PARTE 1:
PARTE 2:
PARTE 3:
PARTE 4:
Um comentário:
Oi, Martha, gostei muito dessa:
...“…o mundo que nós vamos deixar para os nossos filhos depende muito do tipo de filho que nós vamos deixar para o mundo…”
E também da do Içami Tiba. Não tem coisa mais certa.
Ótima postagem.
Meu carinho.
tais luso
Postar um comentário