quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Quem olha de frente tem prazer no que vê. Quem olha de lado olha com olho mau.







 Arte de Dita Omuri


"(...) Fernando Pessoa diz que a inveja “dá movimento aos olhos”.
Olho de inveja não olha numa direção só. Lembre-se do que eu disse: que o olho onde se aninha o verme da inveja só gosta de ver coisas bonitas. Então é assim que acontece.
Eu tenho um belo tomate crescendo no meu quintal. É certo que não há vermes dentro dele. Vai dar uma deliciosa salada.
Mas antes, vou mostrar o meu tomate para meu vizinho…
Um pouco de exibicionismo faz bem para o ego.
Mas aí eu olho para o quintal do vizinho.
Ele também cultiva tomates.
Vejo o tomate que cresce no tomateiro dele. Lindo!
Vermelhíssimo, mais bonito que o meu.
É nesta hora que o verme entra no meu olho.
Meus olhos se movimentam.
Voltam-se para o meu tomate que era minha alegria e orgulho.
Já não é mais.
Vejo-o agora mirrado, pequeno murcho.
E ele corresponde: apodrece repentinamente e cai…
Perdi o prazer da minha salada."


Rubem Alves

http://www.contioutra.com/a-inveja-segundo-rubem-alves/ 

Nenhum comentário: