sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Tudo são opiniões, todos podem falar, viva a democracia





Arte de Fred Calleri

 
"(...)  a internet é um espaço de discussão, ora (de ódio, de exibicionismo, de cultura, de conveniências modernas, de compras, de vaidade, de várias outras coisas, mas também de discussão, ufa)... Como deixar de opinar sobre aquilo que nos revolta? Como deixar de usar textos "errados" como dispositivo para falar do que consideramos "certo"? Como fugir do que está na ordem do dia? E dá-lhe notícia, post e comentário ampliando ainda mais o alcance de textos e abordagens revoltantes, tristes, dando ainda mais voz a pessoas que usaram sua voz para propagar desrespeito, preconceito, machismo, pensamentos ultrapassados.

(...) Se a gente faz muita questão de que pensem como nós, o risco de cairmos em um discurso autoritário é grande. Detestamos o ponto de vista sem noção dos “outros”, mas, ao mesmo tempo, sabemos que somos “os outros” dos “outros”. É tipo saber que vamos morrer: não lidamos muito bem com isso. Se para a morte não tem solução, para o estresse com as opiniões que nos irritam no nosso feed tem: a saída que muita gente encontra, afinal, é excluir todo mundo que pensa diferente e ficar com um feed pautado menos pela discussão e mais pela concordância. O mundo que seja relativista lá fora, mas no meu feed eu estou absolutamente certo.

Se, pelo contrário, a gente abraça amigos de várias turmas, aí é uma maravilha, é o certo a fazer, é o mais democrático e... Não, espera, a verdade é que aí vai sobrar estresse e faltar estômago e tempo: quanta dor de cabeça que pode custar uma amizade, quanta informação nova que chega para desmontar o argumento que a gente tinha na manga e que tinha certeza de que era arrasador, quanto tempo a gente perde nestas tais redes sociais, quanto tempo, meu Deus, quanto tempo(...)"


Liliane Prata

Leia mais
 

Nenhum comentário: