quarta-feira, 15 de outubro de 2014

problemas de estimação


Arte de Jozef Krajco
"A dor é uma forma de gozo: - sofrer é gozar. Embora o sofrimento nos seja vendido, dentro do modelo binário-maniqueísta da nossa sociedade, como o oposto de prazer, na realidade ele é apenas uma forma de prazer - e uma forma muito eficiente de alguém sentir prazer. É por isso que as pessoas cultivam, com tanto carinho e dedicação, o que eu chamo de "problemas de estimação", aquele tipo de dificuldade, bloqueio ou limitação pessoal que "tive no ano passado, estou tendo este ano e, se Deus quiser, terei no ano que vem"... São esses "problemas de estimação" que garantem o meu sofrimento consciente e o meu gozo inconsciente, ou seja, que fazem com que eu sofra e goze, ao mesmo tempo. Como diz o Macaco Simão, "nois sofre, mais nois goza..." 

Letícia Lanz

Nenhum comentário: