quarta-feira, 9 de julho de 2014

a vida continua de onde sempre esteve, e é essa a dignidade que a gente tem que ter na derrota.

       

imagem da Net
  

"Num jogo de futebol, você entra pra ganhar ou pra perder. Perdemos feio, foi vergonhoso, um vexame, o Brasil se perdeu em campo… mas é preciso saber lidar com isso. 

Felipão poderia ter escolhido duas possibilidades: jogar na retranca, e não teria sido uma derrota destas - provavelmente teríamos perdido, mas não teria sido este vexame. Porém, todos nós hoje estaríamos comentando: “Perdemos porque não foi ofensivo, perdemos porque não foi corajoso…”. Ele foi corajoso, e é o que determina essa Copa, ser ofensivo, mas não tinha defesa pra segurar aquela ofensividade. Teve que mudar um time em função da saída do Neymar e especialmente do Tiago Silva, que eu acho que foi a maior falta, e na hora de recompor esse time, passou a ser um time novo, como se fosse uma estreia, e o time se perdeu em campo. Isso é uma realidade, foi feio, foi vergonhoso.

Agora, a grande questão é não ter a histeria da perda. A gente tem que ter maturidade pra perder: perdemos, e não temos que esquecer disso, a vergonha, a humilhação, o 7x1 - eu não consegui mais assistir o jogo depois do segundo gol, de tão horrorosa que era aquela sensação. Agora, isto é próprio de quem se coloca no jogo, quem joga está para isso. Então isso tem de representar no Brasil, maturidade. 

Primeiro, parar de demonizar. Porque parece que quando dá errado tem UM culpado, não é um culpado, são muitos culpados, é a historia do futebol brasileiro, é a CBF, são os cartolas, tudo ta envolvido nisso, mas não, nós vamos - e eu espero que não - preferir eleger o Felipão como carrasco e destruir a carreira, que já é fim de carreira, do mesmo cara que também nos deu uma taça. Então isso me incomoda.

Eu perdi Felipão, junto com você, eu topei com você do começo ao fim tudo que você fez, eu perdi junto com cada jogador em campo, eu tô sofrendo com cada um deles que nesse momento tem que se estruturar para um novo jogo, que não pode ser uma vergonha  novamente. Então eu estou com os jogadores, perdi junto com eles, perdi junto com o Felipão, a derrota é minha e é de todo brasileiro também. Agora não é hora de jogar laranja na seleção, na mesma seleção que a gente ficava gritando alegremente, temos que parar com essa histeria, perder com dignidade, juntar as dores e enfrentar, perdemos e a Alemanha ganhou. E agora vamos seguir em frente! 

Pra finalizar, o mais interessante, o lúdico do jogo é: a gente morre do coração por um jogo, eu mal dormi essa noite, mas tem uma hora que você lembra "gente, é só um jogo". É lúdico, é o nosso amor, nossa paixão. Mas é lúdico, a vida continua de onde sempre esteve, e é essa a dignidade que a gente tem que ter na derrota."

Viviane Mosé

Nenhum comentário: