quarta-feira, 18 de abril de 2012

A felicidade vem em lampejos


Em Blumenau, comprei dia 30 de março esse  livro,“Nietzsche para Estressados”, do  escritor Allan Percy, na qual compartilho algumas coisas que sublinhei, (a lápis ) mania que tenho, para destacar para possível releitura.

É um manual que reúne 99 máximas de Nietzsche e sua aplicação prática a várias situações do dia a dia

Cada capítulo é iniciado por um aforismo desse grande pensador, seguido de uma interpretação atual que nos ajuda a alcançar o bem-estar.

 
"A felicidade é frágil e volátil, pois só é possível senti-la em certos momentos. Na verdade, se pudéssemos vivenciá-la de forma ininterrupta, ela perderia o valor, uma vez que só percebemos que somos felizes por comparação.”


“A felicidade vem em lampejos e que tentar fazer com que ela dure para sempre é aniquilar esses lampejos que nos ajudam a seguir em frente no longo e tortuoso caminho da vida.”


“O estresse não nasce das circunstâncias externas, mas da interpretação que fazemos delas. Talvez o segredo da felicidade seja deixar de nos preocuparmos com fatores e estatísticas que não dependem de nós e nos divertirmos mais.”


“Assim como o pescador de pérolas prende uma pedra na cintura e desce ao fundo do mar para buscá-las, cada um de nós deve se munir de desapego, mergulhar dentro de si mesmo e encontrar sua pérola.”


 “A maior parte das guerras psicológicas é iniciada mais pelo que não se diz do que pelo que se diz.”


“Não dizer as coisas a tempo é um importante fator de estresse no mundo tumultuado em que vivemos, pois possibilita interpretações equivocadas que acabam pesando contra nós.”


 “É melhor expressar nossos sentimentos – mesmo sem encontrar as palavras adequadas – do que ofender com o silêncio.”


“Nietzsche nos dá o seguinte conselho: é inútil querermos ser bons o tempo todo e fazer tudo certo – o que importa é estarmos  dispostos a fazer um pouco  melhor hoje do que fizemos ontem.”


Nossos julgamentos dizem mais sobre nós mesmos do que aqueles que julgamos. Cada opinião é uma gota no vasto oceano do caos e por isso podemos dizer que o homem mais sábio é aquele capaz de passar pelo mundo sem emitir qualquer juízo.”


“Quem não sabe guardar suas opiniões no gelo não deveria entrar em debates acalorados”


“Grandes vínculos se quebram pela insistência de uma das partes em fiscalizar a outra”


“Quando nos desligamos do mundo por algumas horas, nos conectamos ao nosso manancial de sabedoria interior. É uma peregrinação em direção a nós mesmos, que assusta os que nunca a praticara”


“As transformações nos assustam. E a solidão é, justamente, a pista de decolagem das grandes mudanças, o palco onde nos equipamos para renascer em uma nova viagem vital”


“Os sonhos são projetados por nosso arquiteto interior, mas para transformá-los em realidade, é preciso despertar o pedreiro que também vive em cada um de nós.”







Nenhum comentário: