sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate - e é então que o Farmacêutico os vê.








O Papel do Farmacêutico

O papel do Farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O Farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o Médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: servir.

Um serve à pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O Farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate - e é então que o Farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana ao Farmacêutico. O Farmacêutico sorri filosoficamente no fundo do seu laboratório, ao aviar um receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o fígado de um Rothschild e o do pobre negro da roça que vem comprar 50 centavos de maná e sene.

Monteiro Lobato



Farmacêuticos Ilustres

Só para constar que farmacêutico não vive só de vender remédio (termo inadequado para o que se chama de medicamento, especialidade farmacêutica que deve garantir a qualidade, eficácia e segurança) uma lista que achei na Wikipedia sobre Farmacêuticos ilustres desse mundo:


Alder Wright, inglês, em 1874, inventou a diacetilmorfina, a heroína, seu nome foi uma homenagem ao seu heroísmo no combate a dor;


Amílcar Falcão, português, premiado por estudos em marcadores tumorais.


Andreas Sigismund Margraf (1709-1782), alemão, entre muitas outras contribuições, introduziu o álcool como solvente para a extração de matéria-prima e empregou o microscópio para exames de cristais de açúcar.


Antônio Mariano Alberto de Oliveira (1857-1937), brasileiro, escritor, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras (1897) e, em 1924, foi eleito "príncipe dos poetas brasileiros"; forma a Trindade Parnasiana com Raimundo Correia e Olavo Bilac.


Benjamin Green, norte-americano, de Miami Beach, inventou, em 1944, o primeiro creme de bronzear.


Dora Akunyili, Diretor Geral da Agência Nacional de Controle de Alimentos e Medicamentos da Nigéria.


Cândido Fontoura, brasileiro, criou em 1911 o tradicional antianêmico Biotônico Fontoura, além de firmar sociedade com farmacêuticos americanos, desenvolvendo assim os primeiros antibióticos sob a forma de comprimidos (compressed tablets).


Caleb Bradham, americano, de New Bern, na Carolina do Norte, em 1898, criou um refrigerante chamado Brad's Drink. Segundo o inventor, a bebida era revigorante, rejuvenescedora e ajudava na digestão. O novo nome, Pepsi-Cola, veio dos seus principais ingredientes (pepsina e nozes de cola). Foi usado pela primeira vez em 28 de agosto, mas Bradham só registou a marca em 1902.


Carl William Scheele (1742-1786), sueco, foi o responsável pela descoberta do cloro, a partir da pirólise do ácido muriático; a descoberta do molibdênio é concedida a Scheele, que o obteve a partir do minério molibdenita. O manganês foi caracterizado no minério pirolusita, por Scheele, em 1774. Também isolou o nitrogênio e o oxigênio, entretanto, não divulgou os resultados destes trabalhos.


Carlos Drummond de Andrade, brasileiro, farmacêutico, poeta e escritor, natural de Itabira - MG.


Célio Lopes Silva, brasileiro, descobriu uma vacina de DNA contra a tuberculose que também é um remédio para a doença.


Charles Alderton (1857 - 1941), inventor americano da bebida Dr Pepper.


Eduardo Augusto Gonçalves, português, desenvolveu a pomada Minancora no Brasil, registrada em 1915 já está no mercado brasileiro há 80 anos.


Ernest Furneau, francês, criou a moderna quimioterapia, utilizada para o tratamento do câncer.


Eliezer Barreiro, brasileiro, desenvolveu o LASSBio-294 (que atua no aumento das contrações cardíacas e tem efeito vasodilatador) a partir de modelagem molecular. Este fármaco inovador é fruto de uma técnica que tem tido aplicação crescente na pesquisa científica: a modelagem molecular.


França Lamarck, francês, propôs, em 1802, o primeiro sistema de classificação das nuvens.


François-Antoine Descroisilles, francês, inventou, em 1802, a cafeteira, feita de dois recipientes sobrepostos e separados por um filtro. Descroisilles chamava a sua invenção de "caféolette";


Frederick Sertürner, alemão, extraiu, em 1803, do ópio o alcalóide morfina.


Friedrich Boedeker, farmacêutico e botânico alemão.


Fritz Hoffmann, alemão, criou a borracha sintética.


Guillaume François Rouelle (1703-1770), francês, professor de Lavoisier, resolveu o problema dos sais, definindo-os como produtos da união entre ácidos e bases.


George F. Archambault (1910–2001), considerado o Pai da Atenção Farmacêutica.


Henri Leroux, francês, em 1829, isolou o ácido salicílico.


Henri Nestlé, suíço, em 1866, experimentou várias combinações de leite, farinha de trigo e açúcar até chegar a um produto que substituísse o leite materno das mulheres incapazes de amamentar. O novo produto foi baptizado com o nome de Farinha Láctea Henri Nestlé.


Hilaire Marie Rouelle (1718-1779), francês, em 1773 descobriu a uréia e em 1779 descobriu o ácido hipúrico, foi quem também reconheceu o conteúdo de ferro no sangue entre outras descobertas.


Jean Baptiste Christophore Fusée Aublet (1720–1778), botânico e explorador francês.


Jean Francois Pilatre de Rozier, francês, da cidade de Metz, tornou-se conhecido a partir de experiências com balões de ar quente. Em 15 de Outubro de 1783, tornou-se o primeiro ser humano a levantar vôo. Morreu em 15 de Junho de 1785, em um acidente de balão de hidrogênio;


João Bernardo Coxito Granado, brasileiro, em 1903 criou a fórmula do Polvilho Antisséptico Granado.


João Gomes Xavier, brasileiro, desenvolveu o Regulador Xavier, para distúrbios da menstruação, que está registrado no órgão de saúde brasileiro desde 1930.


John S. Pemberton, americano, em 1886 em Atlanta criou o "Tônico para o Cérebro" hoje conhecido como Coca Cola.


Garrafas-de-coca-cola-desde-1886


John Walker, inglês, em 1827, inventou o que poderia ser chamado o verdadeiro precursor dos atuais "fósforos de segurança", tratava-se de palitos gigantes, com comprimento aproximado a um metro, cobertos com uma mistura de sulfeto de antimônio, clorato de potássio, amido e cola, que se inflamavam ao serem atritados em qualquer lugar.


José do Patrocínio, brasileiro, formado em 1879 no Rio de Janeiro, foi um dos maiores abolicionistas no país.


Louis Cadet, farmacêutico do exército francês, em 1760, obtinha, pela primeira vez, a ligação de um átomo de arsénio a um átomo de carbono, fazendo aquecer juntos o acetato de potássio e o óxido arsenioso. Esta descoberta abriu a porta à síntese dos arsenicais orgânicos que mais de um século mais tarde Ehrlich obterá para o tratamento da sífilis.


Luke Howard, inglês, em 1803, propôs com êxito uma classificação das nuvens. O sistema de Howard usa termos Latinos para descrever as formas de nuvens. O primeiro Atlas Internacional de Nuvens foi publicado em 1896. O sistema usado atualmente é baseado no sistema original de Howard.


Luiz Manuel Queiroz, brasileiro, instalou em São Paulo a primeira fábrica de ácido sulfúrico do país.


Lunsford Richardson, americano, inventou o Vick Vaporub há mais de 110 anos, conhecido no mundo todo por seu inconfundível pote azul, por seus característicos aromas de cânfora, mentol e eucalipto é utilizado no tratamento de resfriados e no alívio à congestão nasal.


Martin Heinrich Klaproth (1743-1817), alemão, isolou o Cério, paralelamente, com Berzelius e Hisinger. Em 1789, também isola o telúrio, completando o trabalho de von Reichenstein. Foi, também, o primeiro a descobrir o elemento urânio, em 1789 na pechblenda.


Nicolas LeFevbre (1610-1674), francês, introduziu o emprego do termômetro.


Odette Ferreira (n. 1925), farmacêutica e investigadora portuguesa, professora catedrática jubilada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, descobriu, na década de 80, o HIV2, num trabalho de investigação que fez com a equipe de investigadores do Dr. José Luís Champalimaud e em colaboração com o grupo do professor Luc Montagnier do Instituto Pasteur de Paris.


Ogata, japonês, sintetiza, em 1919, a anfetamina.


Pierre Jean Robiquet , francês, em 1832 isolou o alcaloide codeína.


Pierre Pomet, publica em 1673 a obra “Histoire géneral des Drogues”, a partir da qual o estudo das plantas entra no período científico ao adaptar, nessa obra e noutras que se seguiram, a classificação e a descrição taxonómica, o que se traduziu numa identificação botânica mais precisa para os fármacos, ponto de partida essencial para uma identificação segura.


Rodolpho Albino, brasileiro, um dos mais importantes farmacêuticos da história da profissão no Brasil, redigiu, editou e publicou sozinho a primeira edição da Farmacopéia Brasileira, em 1926.


Wilbur Scoville, em 1912, criou a escala Scoville para medir o grau de “picante” das pimentas. A unidade Scoville é na verdade uma medida de capsaicina (responsável pelo ardor).


Nenhum comentário: