quinta-feira, 18 de agosto de 2011

derramamento na medida certa


Arte de Duffy Sheridan

“Se soubesse como gosto de suas cheganças, você chegaria correndo todos os dias. É a única mulher que ainda me estima, se você faltar morro de inanição.
Chico Buarque
 Leite derramado- pág 119

Acabei de ler o livro Leite derramado do Chico.
Ganhei de presente de aniversário do meu filho e resolvi presentear meus seguidores com um "derramamento na medida certa".
Vamos lá?


“E qualquer coisa que eu recorde agora, vai doer. A memória é uma vasta ferida.”

Chico Buarque
Leite derramado- pág 10


“A memória é deveras um pandemônio, mas está tudo lá dentro, depois de fuçar um pouco o dono é capaz de encontrar todas as coisas.”

Chico Buarque
Leite derramado- pág 41


“Não sei se existe um destino, se alguém o fia, enrola, corta. Nos dedos de alguma fiandeira, provavelmente a linha da vida de Matilde seria de fibra melhor que a minha, e mais extensa. Mas muitas vezes uma vida para no meio do caminho, não por ser a linha curta, e sim tortuosa.”

Chico Buarque

Leite derramado- pág 55
“Dizem que desgraça atrai desgraça,e é bom que assim seja,os baques me seriam muito dolorosos se eu já não estivesse caído."

Chico Buarque

Leite derramado- pág 59
“Com o tempo aprendi que o ciúme é um sentimento para proclamar de peito aberto, no instante mesmo de sua origem. Porque ao nascer, ele é realmente um sentimento cortês, deve ser logo oferecido à mulher como uma rosa. Senão, no instante seguinte ele se fecha em repolho, e dentro dele todo o mal fermenta.”
Chico Buarque
Leite derramado- pág 61
"Se com a idade a gente dá para repetir casos antigos, palavra por palavra, não é por cansaço da alma, é por esmero. É para si próprio que um velho repete a mesma história, como se assim tirasse cópias dela, para a hipótese de a história se extraviar."
Chico Buarque
Leite derramado- pág 96

“(...)nunca lhe contei esse episódio? Então não o leve em conta, nem tudo o que digo se escreve, você sabe que sou dado a devaneios. De bom grado tornarei a lhe falar somente dos
bons momentos que vivi com Matilde, e por favor me corrija se eu me equivocar aqui ou ali. Na velhice a gente dá para repetir casos antigos, porém jamais com a mesma precisão, porque
cada lembrança já é um arremedo de lembrança anterior”
Chico Buarque
Leite derramado- pág 136
“Mas você perdeu lances fundamentais da minha vida. Do jeito que anda relapsa, quando você compilar minhas memórias vai ficar tudo desalinhavado, sem pé nem cabeça.”

Chico Buarque
Leite derramado- pág 155
“Com a idade a gente dá para repetir velhas lembranças, e as que menos gostamos de revolver são as que persistem na mente com maior nitidez”

Chico Buarque
Leite derramado- pág.163


“Muita vez de fato já invoquei a morte, mas no momento mesmo em que a vejo de perto, confio em que ela mantenha suspensa a sua foice, enquanto eu não der por encerrado o relato da minha existência”.

. Chico Buarque
Leite derramado- pág
184

 

Nenhum comentário: