terça-feira, 15 de março de 2011

Outro lado de Montevideo


08/03/11  a terça- feira de carnaval, o retorno.


 

Tomamos nosso último café e pernas para que te quero...

Como o tour oficial ficou “devendo” passeio a pé pelo outro lado da cidade velha, fomos para lá.

Fomos para  principal avenida, a 18 de Julio, estão localizados a maior parte dos hotéis, bares e restaurantes.

Primeiramente passamos no supermercado para comprar  Médio y médio,(metade champanhe, metade vinho), doce de leite e alfajor para trazer para o Brasil. 



"Estátua da Paz"

Seguimos pela 18 de Julio, Plaza Cagancha e a "Estátua da Paz", lá também vimos  o Palácio Piria, sede da Suprema Corte de Justiça, que foi residência do empresário uruguaio Francisco Piria. Aliás, toda hora a gente passava por ai, pois era caminho entre hotel e 18 de Julio



Exatamente entre a Cidade Velha e a Avenida 18 de Julio, na  Plaza Independencia, a principal praça da cidade está o  monumento mais famoso da cidade, erguido em homenagem ao general Artigas, que proclamou a independência do Uruguai.


Na foto acima pode-se ver também contrastando com o velho, o Edificio da Presidência República Oriental do Uruguai.




Nessa praça ainda, na esquina,  no mesmo local da antiga Confeitaria La Giralda, onde Geraldo Matos Rodriguez apresentou o famoso tango uruguaio e símbolo deste estilo musical “ La Cumparsita”, fica o  Palacio Salvio, construído em 1928, que já foi sede do governo, e a torre mais alta da América do Sul por  anos.



 
A Puerta de la Ciudadela, de 1741, é o último vestígio da antiga fortaleza; era a entrada da cidade






Atravessando a Porta da Ciudadela,  encontramos a   Ciudad Vieja pela Calle Sarandi, um charmoso calçadão com restaurantes, livrarias, cafés e museus como o de Torres Garcia, um dos mais renomados artistas plásticos uruguaios, o Instituto de Cultura Uruguaio-Brasileiro disseminando  a cultura brasileira, e possuindo  a biblioteca mais antiga fora de Brasil. A Casa Museo del "GAUCHO y de la "Moneda" conta e ilustra a história do povo gaúcho aqui do Uruguay. O museu fica no palácio Heber.


Seguindo pelo calçadão chega-se à Plaza Constituición, ( mais conhecida como Praça Matriz),  onde fica o Cabildo, testemunho da colonização espanhola  e hoje Museu Histórico e a Catedral Metropolitana. Lá acontece uma feira de antiguidades.(ai entra todo o passeio que fizemos saindo do cais rumo a Sarandi. Fechamos o circuíto)




 Não se observa nunca pessoal se "divertindo" com bebida alcólica. Poderia se imaginar isso no Brasil? Isso se observou de ponta a ponta. Pessoas tranquilas, calmas. sem multidão e corrida frenética. Amei!




Era  hora de retornar, pois tínhamos que almoçar (no Hotel) e esperar Cristina que nos levou ao aeroporto. Optamos por um lachinho leve. Pedi sanduiche de atum. Olha o que veio: um sanduichão.

Lá ainda fizemos umas comprinhas básicas no free shop. Delícia!

Agora é Porto Alegre e retorno a SC.
Trabalho nos espera. Graças a Deus! Ele, nos proporcionará novas viagens. Que venha!

Nenhum comentário: