terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Balneário Camboriu.



Arte de Trisha Lambi

"As boas férias não devem tender à concentração espiritual nem à contenção da vontade. São antes um deixar-se estar."

Carlos Drummond de Andrade



Fui passar as festas de fim de ano em Balneário Camboriu.

Além de ser um lugar que amo de paixão, estive em companhia da minhas outras paixões: marido, filhos, pais e um irmão.

Sempre vamos para lá, mas meu irmão que mora no Rio de Janeiro não conhecia.

Tinha uma missão muito importante para realizar: conseguir que BC despertasse interesse, afinal de contas, Rio de Janeiro é sempre Rio de Janeiro...sempre lindOooo..

E não é que BC  impressionou? Eu já desconfiava...

Balneário Camboriú possui uma das maiores densidades de prédios do Brasil embora tenha pouco mais de 100.000 habitantes.

A sua estrutura de edifícios comporta aproximadamente 1 milhão de pessoas, marca frequentemente ultrapassada na alta temporada. E Festas de fim de ano é alta temporada....

A procura por Balneário Camboriú é feita por Gaúchos, Paranaenses e Paulistas, e também por turistas Argentinos, Chilenos e Paraguaios. também vem turistas da  América do Norte e alguns países da Europa.

 A cidade é muito movimentada, tendo muitas coisas para se fazer de dia, de noite, com chuva ou com sol,sempre emolduradas pelo mar e a mata Atlântica.

São 7 Km de orla na praia central com bares, restaurantes, e quiosques instalados na beira mar. É  uma delícia ficar sentada nos bancos do calçadão da Avenida Atlântica, vendo pessoas bonitas passeando ou praticando esportes, ou simplesmente apreciar Ilha das Cabras, o cartão postal da cidade, e o vai e vem dos barcos Piratas, inspirado no capitão Gancho, passeando pelo mar, lotado de turistas.



Ilha de Cabras e navio Pirata



Vista parcial, clicada por mim.

 


Fizemos um passeio pelo Pontal Norte um lugar com 500 metros de passarelas, mirantes, decks de madeira, escadas de acesso à areia da praia, valorizando a qualidade ambiental

Lá estava a Casa do Papai Noel toda revestida de casacas de árvores e com ambientes internos com papais e mamães noéis (bonecos-robô) em quatro ambientes decorados trazendo a magia do natal encantando a família toda na visitação

























Neste Natal a praça Tamandaré teve Papai Noel robô, um boneco com 15,5 metros de altura e sete metros de largura entre as mãos, confeccionado por uma equipe de dez profissionais de Parintins, no interior Amazonas,

Movido por cinco motores, o Papai Noel mecânico mexia a cabeça e os braços. Além disso, tinha como apoio uma caixa de presente, de onde sentava e levantava. um show!





Outra dia, foi dedicado a Barra sul, com seu complexo Unipraias que liga a Praia Central à Praia das Laranjeiras e a demais praias da região sul de Balneário Camboriú.

Os bondinhos aéreos são os únicos do mundo a ligar duas praias (praia central à praia de Laranjeiras). O passeio custa 30,00 Reais por pessoa. Foi lindo de ver meus pais vencendo o medo das alturas em prol da visão magnífica que se via.






Os bondinhos tem cabines fechadas e informatizadas com capacidade para 6 pessoas sentadas cada, partindo da área de embarque da Estação Barra Sul. Esse complexo Unipraias está dividida em três estações. na segunda estação, A Mata Atlântica, as pessoas se deparam com um verdadeiro paraíso natural ás alturas. Está há 240 metros no alto do Morro da Aguada, equivalente a um edifício de 80 andares.








Lá, encontra-se um Parque Ambiental de 60 mil m2, um exemplo de preservação ecológica. Está estruturada com passarelas ecológicas; mirantes com vistas belíssimas para toda a cidade de Balneário Camboriú, a praia e redondezas; quiosques; anfiteatro ao ar livre e auditório panorâmico. Na Mata Atlântica, encontra-se também o Parque de Aventuras onde é possível realizar a prática do arvorismo num passeio emocionante por trilhas suspensas nas copas das árvores. Chegando O destino final é a praia de Laranjeiras na terceira Estação. Ideal para esportes náuticos que conta com serviços de bares, restaurantes e trapiche para embarcações.


Youhoo! é atração do Parque Unipraias , se assemelha a um trenó,que desce por um percurso de 710 metros em trilhos, repleto de curvas entre as copas das árvores e com uma vista da orla da cidade e da praia central de Balneário, numa velocidade de até 60 quilômetros por hora, com um sistema de freios que permite ao condutor controlar a velocidade.Eu fui na frente e meu marido que controlava a velocidade, simplesmente deixou levar... Um delírio! não vi nada...tudo passava por mim a 60 km por hora. Esse passeio sai 15,00 Reais por pessoa.

A foto é meramente ilustrativa pois nada é levado com a gente...voaria....se guarda os objetos num guarda-volumes.





Outro passeio, à custo zero, um belo cartão postal da cidade., é o molhe da Barra sul, um atrativo possui 452 metros de comprimento em madeira e petit pavê, com iluminação baixa e bancos ao longo do percurso e um playground infantil na forma de uma embarcação naufragada. Está localizado na Avenida Atlântica, em frente ao Parque Unipraias Camboriú.

Um chimarrãozinho em fim de tarde ai, vendo o por de sol, e o desfile dos 45 bondinhos, indo e vindo até às 20 horas, dá um charme todo especial ao passeio.


Bondindinho, uma espécie de jardineira, que no verão, funciona 24 horas, partem a cada 15 minutos da Barra Sul e circulam pela Av. Atlântica, Pontal Norte, Av. Brasil e Via Gastronômica não ultrapassando os 20 km/h e  permitindo embarcar e desembarcar em qualquer parte do itinerário.
Cabe comentar que nessa época está sempre super lotado e tem que ter paciência em enfrentar filas...
Nesta hora se come uma pipoquinha, sorvete, milho verde ou outras coisas que são oferecidas para consumo. Ninguém é de ferro...




A Matriz Santa Inês, localizada no centro da cidade,de formato arredondado, que simboliza o chapéu de palha de um pescador, é local para erguer as mãos para o céu e agradecer acaso quiser...




Receber 2011 com 17 minutos de show de fogos em Balneário Camboriú é impagável... Foram 15 toneladas de fogos em seis balsas ancoradas no mar







Não é a toa que Balneário Camboriú é considerada a capital do turismo catarinense e um dos melhores destinos do Brasil. Sabia?

Nenhum comentário: