domingo, 5 de abril de 2009

foi tão-somente amor




Estivemos em janeiro numa viagem ao Chile.Estávamos hoje assistindo uma edição de vídeo que um companheiro de viagem nos deu.
A paisagem lindíssima dos Andes, mesmo no verão nos fez imaginar quão linda seria com neve por todos os lados.
Passendo a gente fica absorvida só nas belezas do lugar sem imaginar que à espreita existem perigos, mas esses, por conviniência, nem se deve cogitar senão a viagem fantástica vira um pesadelo.
Foi o que aconteceu em outubro de 1972 com o avião Fairchild F-227 da Forças Aéreas Uruguaia, que levava um time uruguaio de rugby acompanhado de familiares e amigos para um amistoso no Chile, cai em algum lugar nas profundezas dos Andes. Dos 45 cinco passageiros a bordo, 29 sobreviveram à queda e apenas 16 são resgatados com vida naquele que ficou conhecido com um dos mais célebres desastres aéreos da História.
O livro Milagre nos Andes conta o suplício e determinação de Nando Parrado, um dos passageiros e sobrevivente, que tomou a decisão de voltar para casa ou morrer tentando.A força para enfrentar esse desafio veio do amor pelo pai que ele imaginava estar destruído pela dor.[a mãe e irmã estavam com ele]
Nando Parrado não apenas sobreviveu, mas salvou a vida de 15 amigos.
No livro Milagre nos Andes, relata:

“Não foi inteligência ou coragem ou qualquer outro tipo de competência ou habilidade que nos salvou, foi tão-somente amor, nosso amor mútuo, nosso amor pelas nossas famílias, pelas vidas que desejávamos tão desesperadamente viver”.



Em tempos de Suzane von Richthofen, casal Nardoni e outros mais que nos chocam diariamente,convoco nossos olhos, ouvidos, a prestarem atenção em pessoas exemplares, aqueles que fazem do bem, do amor ao próximo uma coisa comum.

Parafraseando Martha Medeiros em Doidas e Santas

" [...] O amor verdadeiro tem destas coisas: não se explica, não se controla, não se racionaliza, simplesmeste toma conta."


Que assim seja!


P.S:Atualmente, alguns dos sobreviventes dão conferências voltadas a empresários, empreendedores e desportistas. O grupo também se reúne, anualmente, no dia 22 de dezembro para celebrar o aniversário, pois nesta data, em 1972, todos nasceram de novo.

Nenhum comentário: