quinta-feira, 12 de novembro de 2009

burnout me pegou!



Sempre gostei da minha profissão, meu trabalho. Para mim prazer e trabalho sempre estiveram juntos. E a dedicação era consequência disto. Quando cheguei no sistema público, me apaixonei, e mesmo depois de décadas formada, ingressei numa pós graduação em saúde coletiva. Monetariamente não acrescetou nadica de nada. Mas como me agigantei! Otimista sonhei. Otimista acreditei. Atravessei administrações diferentes mas tudo tão igual. Trabalhar na área de saúde não é brincadeira. Quando a gente vê , é a gente que está doente. Acho que burnout me pegou! é o último alerta para me cuidar. 
Ah! A Síndrome de Burnout é uma reação à tensão emocional crônica gerada a partir do contato direto, excessivo e estressante com o trabalho. É caracterizada pela ausência de motivação ou desinteresse; mal estar interno ou insatisfação ocupacional que parece prejudicar, em maior ou menor grau, a atuação profissional de alguma categoria ou grupo profissional. 
Trabalhadores da área de saúde são freqüentemente propensos ao burnout me contou o google... 
Dedicação exagerada, bom desempenho, pouca valorização, atender e conviver com tantas pessoas de personalidades diferentes, às vezes chega a ser insuportável. 
 Diz Judith Mair , a publicitária alemã: 

 “Se você está motivado, é muito mais fácil trabalhar. Mas estou convencida de que a longo prazo a pessoa não deve estar só motivada, mas satisfeita” 

Assino embaixo!

Nenhum comentário: