domingo, 1 de fevereiro de 2009

SANTIAGO [CHILE]

SANTIAGO [CHILE]

Dia 18.01.09

Após café da manhã no Hotel Athon Las Condes,saimos para o city tour conhecendo o bairro de Las Condes,parte nobre da cidade, um lugar muito bonito, que mistura a arquitetura de seus edifícios com lindos parques e jardins ,residências,restaurantes e pubs.



Fomos então ao Palácio de La Moneda, destino da maioria das manifestações políticas.
0 prédio, em estilo neociássico, foi construido em 1805 para ser a casa da moeda, de onde vem o seu nome. Hoje em dia é a residência oficial do presidente chileno e foi palco do suicídio do presidente Salvador Aliende.


A guarda do Palácio e seus arredores é realizada pelo Exército Chileno, que utiliza uniformes muito parecidos com os uniformes da Alemanha pré-Nazista.







Quando chegamos, vimos que estava na hora da troca da guarda.















Saimos depois para passeio à pé, onde paramos para um cafezinho básico no Café Caribe.Ali as moças atendem com um uniformezinho minúsculo, e o chão parece espelho. O guia atiçou o imaginário masculino e de repente, TODOS os homens foram lá comprar cafezinho. E até que nem eram tão belas assim...essa foi escolhida à dedo para posar para uma foto. Ela era disputada por todos.









e seguimos o calçadão até atingir a Plaza de Armas e a Catedral de Santiago.







A cidade é razoavelmente plana, cortada pelo Rio Mapocho, que passa por um canal artificial de pedra e é cruzado por diversas pontes.







0 relevo aplainado é quebrado por morros localizados na cercanias da capital.
0 Cerro Santa Lucia também é ideal para caminhadas e boas vistas da cidade. O parque é famoso pela gigantesca formação rochosa que se eleva a 70m de altura, de onde se tem, uma bela vista de toda a capital chilena.



Parque Metropolitano - É o maior e mais interessante parque de Santiago. Nele está o Monte São Cristóbal, com 300 m de altura, que topo tem a estátua da Virgem Maria. Um teleférico [funicular]nos levou até o alto do monte.







Terraza Bellavista, onde todos os ciclistas que sobem o morro pela estrada se reúnem para desfrutar do visual em 360º de Santiago.Achei interessante os capacetes serem acoplados de retrovisores minúsculos porém eficientes.Também é possível subir a pé, mas caminhada é longa.







A vista do morro mostra Santiago e nos dias claros, a imagem dos Andes, ao fundo.











Bem no alto,no Terraza Bellavista,abrimos nossa bandeira brasileira, onde ao fundo tremula a bandeira Chilena.







No término do city tour, fomos ao mercado Central, construido em 1872 com estruturas de ferro,com um interior belíssimo. Local ideal para comprar ou conhecer iguarias típicas do Chile. Também há um monte de restaurantes e frutas frescas e cristalizadas.







Fomos no Donde Augusto,conhecido em Santiago frutos do mar. Comi à pedido do meu pai,salmon. Lá vieram cantores típicos nos cantar e nos encantar com músicas brasileiras como " Eh! Meu amigo Charlie...Eh!Meu amigo Charlie Brown, Charlie Brown",de Benito de Paula e seguiram cantando o Brasil de ponta a ponta do meu coração



Ai teve um contratempo: Os guias nos levaram para ver artesanato. E para nossa surpresa foi num bairro nobre, artesanato de elite, recepcionados com vinho chileno é lógico...Era tão caro, mas tão caro, que só tomamos e nem levamos nada...foi golpe!Ninguém queria, ninguém pediu!



Era domingo, o dia mais calminho da cidade, quando os santiaguinos descansam em casa, com a família, quase todo o comércio e boa parte dos restaurantes está fechado, e o movimento se concentra todo nos parques, shoppings.




Em Las Condes, onde fica nosso hotel, também fica o Shopping Parque Arauco e assim lá fomos nós , afinal, os filhos e nora estavam esperando um "regalo"...Aqui, foto no Boulevard do Shopping Parque Arauco. tudo lá estava com 50% e aceitava-se cartão de crédito. Lojas falabella, Repley, Paris etc...







De noite , pegamos o metrô, super seguro e barato e fomos TODOS com o guia para o restaurante Giratório...







O nome já diz tudo, trata-se de um restaurante que gira uma volta a cada 45 minutos, no alto de um prédio,com pianista a bordo , tendo a Santiago como testemunha.
Cada vez que eu via o piano, sabia que tinha dado uma volta...






A comida e o serviço são de um requinte marcante, refletido nos espelhos no teto.






Como era domingo, saimos tarde do restaurante,os últimos, pois neste dia os chilenos se recolhem cedo e até os taxis se escasseam neste horário.
Nossa pretenção era espichar a noite na Avenida Suécia, nas casas de shows folclóricos e nos night clubs, porém acabamos indo para o Hotel fazer serenata embaixo da árvore...Buenas Noches!

2 comentários:

Unknown disse...

Martha, que aula de cultura!!!
Vc é um sucesso, blog ma-ra-vi-lho-so. Me fez viajar até lá novamente, estando em minha casa! Sensacional!!!

Anônimo disse...

Martha, parabéns pelo seu blog!