domingo, 1 de fevereiro de 2009

Travessia da Cordilheira dos Andes

Travessia da Cordilheira dos Andes

Começa dia 17.01.09.


Após o café da manhã no hotel, seguimos viagem para a parte mais emocionante da viagem, que é a travessia dos Andes,passando por Cacheuta,(área térmica famosa), Potrerillos e Uspallata, até 2.700 m de altitude, onde encontra a Ponte Del Inca.
Essa parte da viagem, é muito esplendorosa, em cada olhada é um deslumbre visto pela janela do ônibus...Então fica um tanto impessoal, porque se sente mero expectador...Ficamos encantados, porém perdidos ante overdose beleza e informações.
Tento colocar uma fotos para exemplificar.



Tudo é luxuoso em meio a um deserto. Coisa incrível...Só a cordilheira....e aridez...













Tem uma feirinha permanente de artesãos onde se compra de tudo, quincalharias ou objetos como potes de barro pintados e cerâmicas amareladas, recobertas de cálcio e enxofre da fonte termal.







Antigo hotel destruído por terremoto












Seguindo a travessia para o Chile, temos que passar pela alfândega. Ai começa o calvário...Um engarrafamento digno de grandes centros urbanos. Parece que a Argentina toda quer atravessar para o Chile. E pasme! Querem!
É Verão e a única chance de chegar ao mar, diga-se oceano Pacífico, é através do Chile.



Aqui é a fila de carro que estão atrás de nosso ônibus...Azar o deles!








Aqui o azar é nosso....temos que esperar esses carros na nossa frente...E haja paciência!







E a gente espera...foram 5 horas...tempo cinzento, friozinho. E no fim da tarde cai uma garoazinha...e a gente espera....e espara neve...mas não veio...










Enquanto isso,Liliana, jovem do nosso grupo, acompanhada de Tiago,[essa juventude que não tem paciência mas tem muita curiosidade!]resolve subir as montanhas à cata de uma paisagem das alturas, e colher gelo ...Levou nossa bandeira junto e lá em baixo ficamos nós só enxergando uns pontinhos e um pano tremulando. Que medo! Que horror só em pensar na descida com muita pedra ...E rezamos! A gente é covarde mesmo! Que DEUS conserve aqueles que querem muito mais...



E descem eles com seus tesouros...as fotos, a vivência inenarrável e o gelo, que finalmente chega em nossas mãos







Que bom que a paisagem colabora...cada olhada um flash...








Nunca tive tanta saudades de minhas compras no Paraguai e a espera na alfândega. Aquilo sim é organização e rapidez...então? dá para entender como essa travessia é tão negligenciada?








Mesmo sem estrutura nenhuma e sem pressa... enfim...Chile!







O tempo não colaborou e deixamos para visitar Portillo na volta e encaramos com medo e tempo carrancudo a descida dos Caracoles.
Era prevista chegada a tarde em Santiago e só aconteceu bem de noite , por volta das 20 e poucas horas. Exaustão!







O hotel Athon Las Condes nos aguardava.Estava tão cansada, tomei banho e minhas malas nem tinham chegado...então só escolhi comer sopa no quarto...



Olha eu ali, no cantinho, cansadinha,lendo o cardápio sem me dar conta que poderia acender o abajur...



Nenhum comentário: