domingo, 1 de fevereiro de 2009

MENDOZA

MENDOZA: região árida ...

com muita água...





com muito verde ...







Muitos vinhedos...







Muitas bogegas...






Minhas férias!
Parte I:
Mendoza[Argentina]



14.01.09
Saída de minha cidade São José do Cedro[SC],com destino a Bernardo de Irigoyen, uma cidade argentina, capital do departamento de General Manuel Belgrano da província de Misiones. Se localiza no ponto mais oriental da Argentina, na conhecida "Frontera Seca" com as cidades brasileiras de Dionísio Cerqueira (estado de Santa Catarina) e Barracão (estado do Paraná).


Está situada a poucos kms da minha cidade, portanto lugar muito conhecido e visitado. Porém, lá tivemos que cambiar nosso dinheiro e fazer umas comprinhas básicas como água e frutas argentinas , pois não é permitida a entrada de frutas de nosso país.



A viagem transcorreu normalmente até Mendoza, com paradas estratégicas para um xixizinho básico e comer. Diga-se de passagem ,como é difícil o trajeto nestas estradas onde postos de gasolina e lugar para parar se torna um luxo.[mesmo sendo horrível!].


E Viva o Brasil!


Mendoza é a capital da província de mesmo nome, na Argentina. Completamente destruída por um terremoto em 1861, a cidade foi reconstruída a uma pequena distância do local original. A atividade econômica é vinculada à indústria de elaboração de vinhos, alimentos, e outras bebidas e, também, com o refinamento de petróleo



Situada no sopé da Cordilheira dos Andes, que dá forma a uma incrível oásis canalizado por um enorme sistema de irrigação em que dá vida a tudo o que se enxerga. Cabe lembrar que Mendoza está no deserto e em alguns locais, o índice pluviométrico é quase tão baixo quanto no deserto de Saara.
A cidade que serve como um ponto de partida para todos os tipos de aventura e de atividades esportivas,como montanhismo, alpinismo e de esqui,Rafting, que é praticado no rio Mendoza. Em Mendoza,tem uma das maiores montanhas do mundo, o monte Aconcágua, com 6.959 m de altitude, a maior montanha das Américas.



Chegamos ao hotel selecionado, urbanas suites onde saímos para passeio de noite, pelas ruas e praças da cidade.







O que foi visto foi uma exuberância sem tamanho. Muito verde mostrando o orgulho mendocino do sistema de irrigação que leva as águas do degelo da cordilheira para toda a cidade através de canaletas ao lado das calçadas. Passear sem rumo foi uma delícia...sob luzes, um show!



Jantamos uma “pasta” no Mama Mia...gostoso,com mesas esparramadas pelo calçadão,pertinho de músicos numa espécie de coreto...que nos encantaram tocando brasileirinho em nossa homenagem.Brasileiro é metido e gosta de se anunciar,dai para a homenagem foi só um pulo...







Pela manhã fizemos tour pela cidade , Basílica de san Francisco , igreja pertencente à Ordem Franciscana e é a mais antiga da "nova cidade" construída após o terramoto de 1861,Parque O’ Higgins, Parque General San Martin, Cerro da Glória, monumento Al Ejercito de Los Andes.








Praça Espanha







É a hora e a vez da rota do vinho...Fomos conhecer os vinhedos e depois um almoço com comida típica regada de um bom vinho mendocino







De tarde livre, então aconteceu o improvável. Achei pela avenida de Mendoza, Fabio, genro de uma grande amiga, que mora na minha cidade e que estavam passeando por lá...depois se diz que só acontece em novela...

Nenhum comentário: