quarta-feira, 30 de abril de 2008

temos que convocar nossa resiliência para alavancar esses enfrentamentos cotidianos.

Candido Portinari-Retirantes Resiliência 

A palavra me chamou atenção no caso da morte da menina Isabela. Era uma avalanche de psiquiatras, psicólogos e leigos tentando decifrar o enigma. Eis que surge a palavrinha: resiliência para cá e resiliência para lá. Na oportunidade, a questão era referente ao enfrentamento que o fato deixou nos coleguinhas da menina, bem como dos seus irmãozinhos. Dizem os entendidos que as crianças são surpreendentemente resiliêntes. Amém! 

Os resilientes são aqueles que são capazes de vencer as dificuldades, os obstáculos, por mais fortes e traumáticos que elas sejam, de forma aceitável , superar ou até ser transformado por elas. Mas TODOS nós, na nossa vidinha, a cada período de mudança , como formatura, casamento, maternidade,saída dos filhos,aposentadoria,"envelhescência" temos que convocar nossa resiliência para alavancar esses enfrentamentos cotidianos.Oxalá , amparados por vínculos afetivos. 


 Li não sei onde,hoje compartilho.



 "As dores existirão tanto para os que não as suportam, como para os que as aceitam e as toleram. A vida é marcada por repetições e continuidade, mas é também aberta a mudanças, e para crescer, deve-se renunciar a muitos projetos, pois não se pode amar profundamente alguém ou alguma coisa sem se tornar vulnerável às perdas." 



 “Distinguimos características próprias em cada pessoa e cada uma apresenta um ponto de vista, uma forma peculiar de perceber os acontecimentos à sua volta, ou seja, cada indivíduo tem a sua própria forma de interpretar o mundo. Costumamos chamar algumas pessoas de pessimistas e negativistas quando transformam em lamúrias os obstáculos que surgem, transformando-se em vítimas e requerendo a piedade. Esse sentimento muitas vezes contagiante é capaz de destruir qualquer chance de sucesso no desenvolvimento de atividades. Por outro lado, nos deparamos também com pessoas às quais chamamos otimistas. Estas sempre apresentam grande parcela de esperança e confiança na condução do processo de realização das atividades. Igualmente contagiante, esse sentimento é capaz de promover o êxito das ações.” 



Depois de ler tudo isso,diga que Valeu... bjus 

Obs: Descobri na net, o livro, Resiliência: a Arte de Ser Flexível. [ Frederic Flach ]