quarta-feira, 16 de julho de 2014

desconstruir preconceitos é um trabalho árduo












A designer gráfica Carol Rossetti encontrou no desenho a ferramenta certa para lutar contra o machismo e espalhar ideias que tornam a mulher mais livre, segura e feliz.

As ilustrações questionam padrão imposto a mulheres.

"Existem algumas questões que todos nós vivemos que ás vezes para que elas sejam repensadas, alguém precise ir lá e mostrar: “Ó, não é assim gent!”

Carol comenta: " Eu acredito que desconstruir esses preconceitos é um trabalho árduo, que exige muita humildade para reconhecer os próprios privilégios e ouvir o que pessoas menos privilegiadas do que você tem a dizer sem dizer o que pensa logo de cara. Ouvir sem falar, pelo menos por um tempo, porque alguém que foi privilegiado a vida inteira não vai compreender essas questões da noite pro dia. Não é fácil, é dolorido encarar todas as vezes que foi um completo idiota. Mas isso tem que ser feito. Nosso ego não pode sempre ser a prioridade. Meu objetivo é evidenciar situações cotidianas que são vistas como normais e despertar uma reflexão, se isso deveria realmente ocorrer dessa forma. Eu tento usar uma linguagem bem amigável, para evitar aquele reflexo de defender o ponto de vista oposto sem sequer considerar o que está sendo dito. Não é fácil, mas se funcionar para uma única pessoa, já valeu a pena!"






Nenhum comentário: