quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Árvore da Esperança, mantém-te firme!



Toda estória tem dois lados,
como a moeda da própria história.
Como o dia e a noite,
como o gelo e o fogo:
verão, inverno, céu e inferno.

Toda memória tem dois fados,
como a beleza e a falácia da glória.
Como o imóvel e o veloz,
como o crédulo e o néscio:
lume, escuro, verão e inverno.

Toda história tem dois fardos,
como a sacola e o silêncio do viajante.
Como a tristeza e a grandeza do nascer,
como a pura luz e o tempo voraz:
espaço, sal, sangue
e o infinito terror do viver.


Jairo De Britto


Não leio muito e-mail, porque geralmente não foi mandado para mim, mas para um “pacote” de amigos.

Sou viciada sim, em orkut e MNS, onde aquele recado é indivual, é para mim. Gosto de me sentir especial.

Através do orkut, aprendi a fazer mensagens formatadas e através dela, uso frases, poesias ou fragmentos de texto que gostei e guardei, junto com imagens do meu gosto.

Por conta disso, aprendi mais literatura, conheci melhor os poetas, os pintores, as gravuras, as pinturas. Enfim, virei mais “culta”

Foi assim que conheci a obra de Frida Kahlo, que vi, não entendi nada e assim sendo cataloguei: não gosto!

Sou assim mesmo: preciso entender ...

Segunda-feira,apesar de ter começado a semana, meu dia de trabalho foi exaustivo. É interessante, que quando canso mentalmente, não consigo pegar no sono...Para não ficar pensando na “morte da bezerra” assisti Frida Kahlo, o filme.[de 2002]

Este espaço não é para analisar o filme, mas para compartilhar o entendimento das obras dessa pintora mexicana.

Que surpresa!

Não podemos entender os quadros de Frida Kahlo sem entender e conhecer a vida da artista.

A vida dessa mulher é uma autêntica novela Mexicana...tragédias e mais tragédias, recheada com superação e ousadia em todos os sentidos.

Ela contraiu poliomielite aos seis anos de idade, ficando com uma perna menor do que a outra. Quando o tempo conseguiu fazê-la superar (ou quase) esse problema, ocorreu o acidente que a iria marcar cruelmente por todo o resto da vida. O ônibus em que passeava com o namorado [que acabou abandono-a] se chocou contra um bonde. Ela sofreu múltiplas fraturas e uma barra de ferro atravessou seu corpo, entrando pela bacia e saindo pela vagina. Devido a essa tragédia foi protagonista de mais de 30 cirurgias, sete delas na coluna, e sua vida, foi a maior parte do tempo presa a uma cama.

Frida Kahlo foi conceituada e aclamada como pintora, teve um casamento aberto com o também artista Diego Rivera , que tinha muitas amantes , e Frida compensava as traições com amantes de ambos os sexos , tendo inclusive um controverso caso com o político Leon Trostky

A maior dor de Frida Kahlo foi a impossibilidade de ter filhos (embora tenha engravidado mais de uma vez, as seqüelas do acidente a impossibilitaram de levar uma gestação até o final), o que ficou claro em muitos dos seus quadros.

Olhando suas obras, só agora entendi porque Kahlo sempre pintava a si mesma

"Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor", dizia ela.

Após contrair uma pneumonia, Frida Kahlo morreu em 1954 de embolia pulmonar. Em seu diário sua última frase dizia:

"Espero alegremente a saída - e espero nunca mais voltar - Frida".





Na obra acima,"Árvore da Esperança, mantém-te firme!"(1946), Frida retrata seu infortúnio físico resultante das várias intervenções cirúrgicas

A noite pintada numa numa metade da tela alude ao sofrimento, e o dia ensolarado, na outra metade, tem a ver com sua expectativa de recuperação.

"Não sei se sou surrealista porque não pinto sonhos. Eu pinto minha própria realidade. A única coisa que sei é que pinto porque necessito, e eu pinto o que quer que passe pela minha cabeça sem levar mais nada em consideração. Eu não sabia que era surrealista até Andre Breton dizer que eu era".

Um filme, que pode representar muito para uma pessoa, pode não representar nada para outra. Achei interessante saber de Frida. Conhecer melhor, mas isso não quer dizer que passei a gostar das pinturas dela.

Isso serve para a vida: conhecer, compreender, não quer dizer aprovar.
Mas respeito é bom!

.

Um comentário:

clau disse...

Oi,
Gostei de saber um pouco mais de Frida Blog é cultura...
Amiga saiba que as palavras são como flechas, uma vez atiradas não voltam jamais mas apesar da nossa "pouca idade" as vezes nos esquecemos disso. Pense nisso.
Abreijos