quinta-feira, 11 de março de 2010

Saltar profundo não é pra todo mundo.

 

Minha proposta é a Liberdade Absoluta. 
Eu venho aqui para semear discórdia, quebrar paradigmas, espicaçar padrões. 
Não trago nenhuma resposta pronta: só faço perguntas. 
Em verdade, eu quero mesmo é mexer na tua cabeça gloriosa, por fora e por dentro — poeticamente. 
Fazer um cafuné maluco e delicioso nos teus neurônios enrolados. 
Passar um pente fino nos caracóis da tradição. 
Quero questionar tuas verdades mais queridas. 
Chacoalhar tuas convicções. 
Não vim te propor sossego — nem venho te trazer a paz. 
Eu apenas te convido a ter coragem. 
Te convido a um salto profundo. 
Um salto escandalosamente profundo. 

Edson Marques 

É preciso que eu esclareça algumas coisas. 
Tenho dito todo dia que você deveria libertar-se das amarras, saltar profundo e viver a vida. Acontece que isso é apenas uma metáfora. 
Não estou pregando que você deva abandonar tudo e sair correndo agora mesmo. Simplesmente porque não há profundidade suficiente para todos saltarem, ao mesmo tempo. Aliás, se todos saltassem perderíamos as referências. 
Se todos saltassem — saltar passaria a ser uma coisa comum. 
Se todos largassem tudo, a vida viraria uma bagunça... 
Seria o caos. 
E se tem uma coisa pior do que a ordem absoluta, é a desordem absoluta. 
Portanto, é preciso que quase todos permaneçam exatamente como estão, atolados nessa horrível rotina quotidiana — e cuidando das absurdas engrenagens do mundo —, para que apenas uns poucos, pouquíssimos, saltem profundos. 
Saltar profundo não é pra todo mundo. 


Edson Marques

Nenhum comentário: