terça-feira, 27 de outubro de 2009

Luiz Prôa: Alma de poeta e Pai!


A gota

aos amigos

gosto
quando quem gosto
me procura

isso me tira
a clausura
liberta meus olhos

gosto
de quem fala
com ternura

isso sara
fraturas
aquece meu cosmos

gosto
do que é
eterno

amizade
é o verso
onde transbordo

Luiz Prôa


Nesta de procurar poesias de sangue novo, aqui, ali e acolá, e sentir como se fosse minha,acolher e compartilhar,conheci a poesia de Luiz Prôa.

Luiz Prôa para mim remete a poesia. Ao site "alma de poeta".Eis que de repente, seu nome é vinculado nacionalmente a uma tragédia: Perdeu seu filho para o crack. Seu filho mata a namorada num momento de crise.

Toda a mídia noticia que o pai entregou o filho para a polícia.

Tem tanta gente com nome igual. Foi assim que pensei.Não era isso.O tal pai,é o poeta.


Um sentimento de solidariedade, de compaixão se abateu sobre mim. Difícil deixar em branco.


A poesia "Preferência" antecipadamente retrata a coragem desse pai-poeta

"gosto de dar cara a tapa
expor o peito
não ter medo de fogueira


o que me faz a cabeça
é isso que na veia pulsa
a surpresa de quem vai à luta
e degusta a vida


não tenho medo de ridículo

pagar mico é risco

de quem busca o prazer


gosto mesmo é do imprevisto

da alma do momento vivo

viver é o ápice do vício

única droga que insisto"



De resto, deixo aqui as palavras de Luiz de Aquino.

"A dor, meu amigo, não é só sua. É nossa. É dos pais e mães que sofrem. É a dor dos pais e mães que perdem filhos por balas perdidas, por ação de ladrões, por efeito das drogas ou pelos acidentes de trânsito. É a dor dos que, como você, perdeu um filho para mais um subproduto da coca. A dor, meu querido Luiz Fernando, é nossa. É dor de poetas que se irmanam com você.
O triste é sabermos que a nossa dor não reduz a sua."

Nenhum comentário: