terça-feira, 25 de novembro de 2008

ĔМ ŚČ, 43 МĨĹ ĎĔŚÁßŔĨĞÁĎŐŚ.


"...Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez eu sei
Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem..."

Renato Russo





Enchente em Santa Catarina 24.11.2008



As minhas lembranças dos períodos de cheias, em julho de 1983, se misturam com o aniversário de 1 ano do meu primogênito. estão gravadas na memória cada fato e acontecimento marcantes. Lembro perfeitamente que no meu auge de Supermãe, me prometi que meus filhos jamais iriam morar numa zona de risco assim como Blumenau.
Sempre contei este episódio para eles...
A vida nos prega cada peça!
Sabe aonde meus “tesouros” foram parar?
Justamente em Blumenau. O mais velho nos arredores.[Corupá]
Minha paranóia não se justificava mais. Só os mais velhos viram tanta destruição e os jovens ficavam a imaginar...curiosos.
Eis que de repente, começa a chover em setembro, mas é a estação das chuvas, muito lógico, muito natural.
Acontece que chove sem parar de lá para cá.
E neste domingo, 24 de novembro de 2008, o que meus filhos só ouviam falar, eles puderam presenciar...e a destruição causada pelas águas virou realidade.
Meu coração está aos trancos e barracos. Até o vexame do meu time do coração [Grêmio] nem doeu. Ele deixar escapar o título de campeão é fichinha perto do que eu vivia... Este domingo foi realmente trágico...

ĔМ ŚČ, 43 МĨĹ ĎĔŚÁßŔĨĞÁĎŐŚ.


Amiga! realmente foi feia a coisa.
Agora meus filhos estão bem...melhor que muitos...
A enchente desta vez foi bem "democrática" ...atingiu a TODOS de maneira ou outra.Não obedeceu critérios de risco. TODOS estão em risco..
A tragédia era contada em tempo real...e eu tentando tranqüilizar meu filho que ainda tinha o telefone e internet...coisa de “outro Mundo”.
Até medo que ele dormisse eu tinha, afinal a chuva não dava trégua e as águas subiam muitos centímetros por hora. Era poucos degraus a distância de tudo isso...

Na manhã de segunda já está todo mundo limpando os estragos. Dizem que a solidariedade foi imensa. Essa é a parte boa. Tomara que essa enchurrada leve junto a violência dos homens...e que todos possam se enxergar irmãos.

Ah!Estava agora sem notícias do outro filho que aparentemente estava bem...De noite, depois de tanta agonia,ele telefonou de um orelhão. motivo: o telefone não funcionava por falta de luz...acabou bateria...Viu? se tem de tudo em mãos, mas se não é para funcionar...TODOS ficam em igual condição: precariedade.

Tu já parou para pensar que o telefone sem fio não funciona se não tem energia elétrica? Tu já pensou que tu pode ter celular com milhares de horas para gastar mas se não tiver luz não dá para recarregar?
Que a vela é a melhor coisa que tem?
Pois é amiga, novas reflexões...
bjus e ore por TODOS nós!

Um comentário:

Lili disse...

Oi querida ...rsrs
faço parte da comunidade do orkut da Lenise Marques e sou sua fã...rsrs sim sua e da Lenise ... da Arlette ...rsrs
Repasso quase todos os seus trabalhinhos, que aliás não são trabalhinhos, são trabalhões, lindos, maravilhosos, de um bom gosto tão grande que até os dizeres
do seu perfil andei copiando...rsrs
Não estou plagiando, apenas repassando suas belas montagens, como lá não havia um espaço para eu dizer isso (antes de você saber que tem alguém copiando ...rsrs) resolvi deixar meu recado aqui.
Que Deus continue abençoando suas mãos e mente para essa maravilha que inventaram onde podemos divulgar e expressar nossos sentimentos.
Obrigada pela atenção
bjs

Lili