domingo, 15 de junho de 2014

não vale a pena esquentar a cabeça






Achei guardado na gaveta de lembranças. Está amarelado mas o conteúdo explica porque guardei: muito sábio.

 
"(...) Agora considere as noites de sono perdidas por causa de críticas maldosas, as mágoas que você carrega contra seus possíveis analistas negativos, as amizades que perdeu por dar importância ao que supôs que falaram de você.

Não  é preciso chegar aos 60 anos para descobrir que não falaram mal de você, mas apenas alguém falou que outro alguém tinha falado que alguém falou de você. Entendeu ? Se não entendeu, melhor.

Já que não lhe foi dado domínio sobre a boca de ninguém, nada melhor do que  pensar que ninguém joga pedras em laranjeira seca.
Não adianta sequer emitir julgamento sobre quem o criticou, em primeiro lugar porque você não sabe se é verdade que foi criticado; segundo, não sabe se ele disse exatamente o que você pensa que ele disse; terceiro, você não tem a menor ideia da intenção de quem falou; quarto, no contexto, qualquer  frase desabonadora pode ser, na verdade, elogio; em quinto lugar, pode até ser que a intenção de quem lhe contou seja gerar inimizades, nada mais. Por tudo isso, não vale a pena esquentar a cabeça.(...)"



Lauro Trevisan

Nenhum comentário: