quinta-feira, 3 de maio de 2012

é no coração que encontraremos a nossa trégua e a nossa paz



É no coração que precisamos travar a maior das batalhas, a do entendimento e da auto-aceitação. É nele que encontraremos a nossa trégua e a nossa paz.


Tales Nunes


Em alguns momentos da vida parece que estamos numa luta, que o mundo é um ambiente hostil e que está contra nós. Nesses momentos é válido refletir, contra o que estamos lutando de verdade? Assim, podemos ver que a guerra externa é apenas o reflexo de uma luta interna contra forças ocultas, mas não necessariamente silenciosas. Esses momentos nos ajudam a revelar onde estão as nossas sombras. Quando não corremos delas armando-nos contra o mundo, reconhecemos que na maior parte das vezes não é com ele que devemos lutar. É no coração que precisamos travar a maior das batalhas, a do entendimento e da auto-aceitação. É nele que encontraremos a nossa trégua e a nossa paz. Quando isso acontece, magicamente, não mais vemos o mundo como um ambiente hostil que está contra nós, mas passamos a vê-lo, mesmo em momentos de conflito, como o nosso lar, o nosso lugar de aprendizado e amor, uma extensão do nosso coração.

Tales Nunes
Cadernos de Yoga-Edição 33 - Verão 2012


Nós dividimos o tempo. E nessa divisão marcamos os dias e os horários de trabalho e de lazer. De segunda a sexta-feira, são considerados os dias úteis. Sábado e domingo, que teoricamente deveriam ser dedicados à contemplação, ao lazer, mas cada vez menos o são; são considerados dias inúteis? O lazer, a contemplação, o tempo com a família são inúteis? Quem colocou isso na nossa cabeça? 

Cadernos de Yoga -edição 31 - Inverno 2011


A razão de sua existência é brilhar. Ou melhor, é descobrir-se como brilho. É iluminar-se e iluminar e reconhecer que a chama se esvai, mas o fogo é um só e eterno. 

filosofia vedântica


Nenhum comentário: