segunda-feira, 25 de maio de 2009

Não Creiais em coisa alguma



"Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida
aperfeiçoa-nos e enriquece-nos
não tanto pelo que nos dá,
mas pelo que revela de nós mesmos."


Miguel de Unamuno



Sempre ouvi falar em “Sete anos no Tibet”, livro e filme. Sabe-se lá porque, naquela época, dez anos atrás, não me interessei. Passou o tempo e o próprio tempo que fez nesse domingo:frio, cinzento e chuvoso,era convidativo para assistir filme.Sem ter ido na locadora, apelei para um canal de TV que estava passando o dito cujo.

O que me chamou atenção foi o fato ser inspirado na vida real. Adoro esse tipo de filme. "Sete Anos no Tibet" traz Brad Pitt na pele de Heinrich Harrer,o mais famoso alpinista austríaco, que tentou algo quase impossível: escalar o Nanga Parbat, o 9º pico mais alto do mundo.

Heinrich era corajoso, egocêntrico , mesquinho e , visava somente a glória pessoal, viajando para o outro lado do mundo deixando sua mulher grávida e um casamento em crise.

Quando a Inglaterra declarou guerra à Alemanha foi considerado inimigo, por estar em domínio inglês. Heinrich foi feito prisioneiro de guerra, mas fugiu após várias tentativas.Ele e Peter Aufschnaiter , outro alpinista, se tornaram os únicos estrangeiros na sagrada cidade de Lhasa, Tibet.

Ao encontrar o jovem Dalai Lama, a vida de Heinrich muda radicalmente. Uma troca perfeita se estabelece: torna-se tutor do pequeno mestre, ensinando inglês, geografia e os modos ocidentais. No entanto, aprende a ser mais generoso e espiritualizado.


Em 07 de janeiro de 2006, morre aos 93 anos,o amigo do Dalai Lama. O cabeça amarela do “Sete Anos no Tibet”

Entre os grandes lideres espirituais dos nossos dias está o XIV Dalai Lama, que não só é o lider religioso do Budismo Tibetano, como até 1949, início da anexação do Tibet pela China, foi o governante deste país. Tendo sido forçado a exilar-se no Nepal, o Dalai Lama, tem dedicado sua vida a buscar uma solução pacifica e digna para a autonomia do povo tibetano, tendo inclusive recebido o premio Nobel da Paz de 1989.


“Não Creiais em coisa alguma pelo fato de vos mostrarem o testemunho escrito de algum sábio antigo;
Não Creiais em coisa alguma com base na autoridade de mestres e sacerdotes;
Aquilo, Porém, que se enquadrar na vossa razão, e depois de minucioso estudo for confirmado pela vossa experiência, conduzindo ao vosso próprio bem e ao de todas as outras coisas vivas: A Isso aceitai como verdade;
Por Isso, pautai vossa conduta"

Dalai Lama


Essa é uma verdade:cada amigo, seja amizade nova ou velha, pode enriquecer a maneira de relacionacionamento consigo mesmo,com os outros e com com o mundo.

Nenhum comentário: