quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres.

 
A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. Uma batalha interna hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para controlar a super-mãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara. Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária. Antes que alguma mãe, apressada venha me acusar de desamor, preciso explicar o que significa isso. Ser 'desnecessária' é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também. Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres. Esse é o maior desafio e a principal missão. Ao aprendermos a ser 'desnecessários', nos tranformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar. 

(Márcia Neder) 


 Deus é testemunha em como tenho me esforçado em ser desnecessária...ao mesmo tempo tenho medo que se esqueçam dessa desnecessária aqui...e eles são ainda necessários para mim...que desafio!!!!!

Nenhum comentário: