domingo, 27 de dezembro de 2015

“Será que guardo ressentimentos, mágoas, raivas?”



Arte de Marina Dieul

“(...) o pior do que guardar coisas desnecessárias, é que guardamos ressentimentos, raivas, ódios; lembramos as palavras ofensivas que a sogra nos disse há 15 anos e continuamos a pensar na briga com o irmão ocorrida na adolescência, no casamento há muito desfeito… Ao mesmo tempo que entupimos nossas casas de coisas que não precisamos, ocupamos espaços na memória com lembranças de desavenças passadas que já deveríamos ter esquecido.

Pergunte a você mesma: Será que estou guardando coisas inúteis, achando que um dia poderei precisar delas? Acumulando papéis, documentos, caixas sem nenhuma utilidade no futuro? Guardando roupas, sapatos, bolsas que já não uso há muito?” Mas, principalmente, vale a pena perguntar: “Será que guardo ressentimentos, mágoas, raivas? Talvez a gente deva criar um espaço dentro e fora para que as coisas novas aconteçam, não acumular coisas velhas e inúteis, tanto materialmente como emocionalmente.

(...) limpe seus armários, gavetas, guarda-roupa, estantes. Dê ou venda o que não tem mais utilidade para você. Esqueça a ofensa recebida porque a pessoa que ofendeu você provavelmente já esqueceu ou nem se tocou que você se ofendeu. Arejar espaços, fora e dentro da gente faz um bem enorme! Vamos lá… Mãos à obra! Desfaça-se do que perdeu a cor e o brilho e deixe entrar o novo em sua casa e dentro de você!”

Magda Raupp

Nenhum comentário: