terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Domingo em Paris, a despedida.



      
Após o café da manhã, era o fim dos serviços da Europamundo, deixando para às 18 horas o transporte ao aeroporto.


Aqui, contamos com um anjo em nossa vida. Nossa prima francesa.

Veio nos pegar no hotel para nos levar na Torre Eiffel, para realizar a nossa subida. Já tínhamos visitado de noite, de dia, mas subir seria esse o momento.
        





Paris é a única cidade que tem uma estação de metrô a cada 500m.

O ticket de metro pode ser vendido por unidade ou carnet de 10. Ele só vale para um trajeto.
 Para o retorno um outro ticket deverá ser utilizado.

Desde 1 de julho de 2007, pode se usado também nas correspondências bus/bus e tram/bus











Aqui, nesse dia, me entrosei com a cidade. Senti de perto.
Descer do metro e caminhando se aproximando da torre Eiffel, é um sonho...






Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX,
com  aproximadamente 10 000 toneladas,

um ícone mundial,  localizada no Champ de Mars em Paris;foi construída entre 1887 e 1889.






http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_Eiffel


O busto de Gustave Eiffel tem 123 centímetros de altura, feito em bronze dourado, está colocado ao pé da perna norte da Torre Eiffel













Agora é subir e ver a visão imensa de Paris vista de cima.









Vista do  alto da Torre Eiffel, com o Campo de Marte no primeiro plano, e a Torre Montparnasse ao fundo. A Escola Militar é a terceira estrutura ...
 









A subida foi de elevador e a emoção ficou por conta de eu estar junto com centenas de turistas estrangeiros na famosa torre Eiffel, mas a descida que optamos por descer a pé, causava vertigens pela beleza e pela altura. Tive sensação de estar desprotegida, pois a concentração era desviada pelas belezas que surgiam por todos os lados.













Já embaixo, lugar marcado com minha prima é  carrossel da Torre Eiffel, então deixo que ela nos conduza pelos arredores














Depois de tanto deslumbramento, e eu me sentindo sonhando, seguimos para o arco do triunfo onde encontramos, o marido e o filho francês da minha prima



Os detalhes e as esculturas do Arco do triunfo, retratam as cenas da Revolução e do Império, e, nomeadamente, a cena mais célebre, a Partida dos Voluntários, ou seja, a Marselhesa
 






O Arco do Triunfo, símbolo do patriotismo e orgulho francês, localizado na Place Charles de Gaulle, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão, ali estão gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais.






Em sua base, situa-se o túmulo do soldado desconhecido da Primeira Guerra Mundial. (1920). 

Uma Chama da Memória arde no seu túmulo desde 1923. Por tradição, a chama é reacesa diariamente às 18h30.
 

 






(detalhe: era verão em Paris, e as roupas eram não combinavam com o que era combinado...parecia outra estação)



O arco localiza-se na Place Charles de Gaulle, no encontro das avenidas Charles de Gaulle e Champs-Élysées.

Então, passear a pé, num passeio histórico

pela  Champs-Élysées, fez me sentir "pobre de chique".



Com os seus cinemas, cafés, lojas de especialidades luxuosas e árvores de castanheiros da india, a Avenue des Champs-Élysées é uma das mais famosas ruas do mundo.











Neste domingo, na calçada entre a rotatória dos Champs-Elysées e a Avenida Franklin D. Roosevelt (Gratuito), podemos ver a mostra “Merci. 100 Fotos para um Centenário”, para homenagear os combatentes franceses e aqueles que vieram de fora para participar de um dos mais terríveis conflitos do século XX.








http://br.rendezvousenfrance.com/pt-br/agenda/100-fotos-para-um-centenario-em-paris




É hora do almoço e ele foi no Restaurant Léon de Bruxelles na  Champs Elysées, (tem  mais 9 endereços em Paris) nasceu há mais de 100 anos na Bélgica ainda guarda a alma belga.










A especialidade da casa são os mexilhões, que chegam na panela mesmo, podem ser acompanhados de vinho branco, ou a autêntica  cerveja belga. 

Os restaurantes são obrigados a servir “une carafe d’eau”, gratuitamente aos seus clientes, pois a nova tendência entre os restaurantes dos jovens chefs em Paris é dizer NÃO às águas engarrafadas que são consideradas ecologicamente incorretas, e se tornaram alvo de críticas dos ambientalistas.





Aqui,  loja do PSG (Paris Saint-Germain) na Champs-Élysées












L'Atelier Renault (carro conceito) na Avenue des Champs Élysées, 53










Abercrombie & Fitch Paris é
um caso de ter que ser visto para ser acreditado. Flagship store da marca de roupas dos EUA vem causando polêmica na Champs-Elysées desde que abriu em 2011, com músicas e modelos masculinos de topless em pé na soleira da porta.

São verdadeiros deuses semi-nus 

Um jardim aristocrático, com iluminação controlada faz o lugar  surreal não lembrando ser uma loja. A decoração são pinturas afrescos de 1930, representando divindades masculinas em cenas de caça, poses atléticas e ringues de boxe.
 
A loja que só emprega "pessoas de boa aparência ' e não faz tamanhos  grandes,foi acusada de excluir propositadamente clientes que não tenham o mesmo perfil dos atendentes de loja,verdadeiros clones de Barbie-and-Ken.

Valeu ter conhecido!!!!




















O Petit Palais é um edifício histórico e museu das belas artes na avenida Winston Churchill, zona dos Champs-Élysées fazendo parte de um conjunto monumental com o Grand Palais (teatro)  e a Pont Alexandre III

( liga   o Grand Palais e o Petit Palais a Esplanada des Invalides)
 





Grand Palais (teatro) 





Petit Palais (museu)





A Ponte Alexandre III foi doada pelo czar russo Nicolau II  que deu o nome do seu pai, czar Alexandre III e construída entre 1896 e 1900 para comemorar a aliança entre a França e a Rússia  e a Exposição Universal de 1900.




















 

Nenhum comentário: