segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

É justo o meu sonho, sem contudo desmerecer o sonho do outro.






Arte de Brita Seifert

 
Obrigatoriedades

"Tenho o direito de usufruir da felicidade, mas isso não valida minha atitude de descaso para com a tristeza do outro. 

Tenho o direito de conferir minhas verdades, mas não posso duvidar da verdade do outro. Posso opinar, escolher, repetir trajetos, mas não tenho o direito de decidir sobre o caminho dos amigos. 

Tenho o direito de consumir ternuras, mas se o outro amargura não é meu legado promover sua cura. Usufruo da condição de andar pacificamente, mas não é legítimo interferir nas relações conflituosas de quem assim decide viver. Tenho o direito de fazer minhas invencionices sobre os sentimentos, mas não convém duvidar do afeto do outro. 

Tenho o direito de vivenciar a liberdade, sem com isso aprisionar o outro. Disponho de minhas estratégias de sobrevivências, mas preciso respeitar as escolhas estranhas do próximo. 

Tenho o direito de desfazer um combinado, usando de sinceridade, mas não preciso ser desleal. 

Tenho o direito de angariar simpatia, mas não posso representar um sentimento que não possuo. Tenho o direito de ser mandatária do meu destino, mas não posso obrigar alguém a fazer minhas escolhas em nome de sentimentos recíprocos. Tenho as rédeas de minha vida e da história do outro, só posso ser coadjuvante se ele assim o permitir.

Tenho o direito da comoção, sem querer ser guardiã da humanidade. 

Tenho o direito de escolher minhas crenças sem impor religiosidade aos outros.

Posso discordar, mas não guerrear

Posso mudar, mas não exigir isso do outro.

Posso privilegiar-me da espiritualidade, sem precisar alardear o mundo.

Posso renunciar, sem o prejuízo da renúncia onerar o outro.

É justo o meu sonho, sem contudo desmerecer o sonho do outro.

Posso não saber toda verdade, sem me apropriar das dúvidas que não me pertencem.

Devo amar, sem esperar que a troca seja obrigatória."
  
Ita Portugal

Nenhum comentário: