segunda-feira, 31 de março de 2014

Salto do Yucumã,onde o Uruguai descarrega todo o volume de suas águas em uma fenda longitudinal



Resolvemos conhecer Salto do Yucumã, organizamos uma turma e uma excurssão de São José do Cedro (SC) até Derrubadas(RS) no Parque Estadual do Turvo, onde se encontra o maior salto longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão nas águas do rio Uruguai.




O Município de Derrubadas localiza-se no Noroeste do Estado do RS, pertence a zona fisiográfica  nº 7 denominada Alto Uruguai, na Região Celeiro, distando por via rodoviária 498 km da Capital do Estado do RS

A área do município de Derrubadas é de 363,40 km², incluindo a área do Parque Florestal Estadual do Turvo com 174 km.

A população do município quando emancipado era de 4.476 habitantes, segundo Levantamento Sócio econômico realizado pela Prefeitura Municipal em 1993, formada por alemães, italianos, poloneses e caboclos.

Derrubadas limita-se ao Norte com a República Argentina e o Estado de Santa Catarina, ao Sul com o município de Tenente Portela, ao Leste com os municípios de Barra do Guarita e Tenente Portela e ao Oeste com o município de Três Passos.



 A área do Parque Estadual do Turvo é de 17.491,40 há, representando quase 50% da área total do município de Derrubadas

Adentrando ao parque temos

Centro de visitantes biólogo Carlos Porto da Silva







Salto do Yucumã  em tupi guarani significa "Grande Roncador".
O Salto do  Yucumã é periódico. O salto só aparece quando o Uruguai está baixo. Por isso, é aconselhável que o passeio seja feito entre os meses de outubro e março, durante a primavera e o verão, para o leito do rio ficar à mostra, permitindo que os visitantes cheguem bem próximo das cachoeiras saltando pelas pedras.






Estamos em  fim de março, mas encaramos o passeio. Ainda deu para se observar o salto, que não estava encoberto pelas águas , embora o rio estivesse  cheio,  então tivemos que fazer o percurso através de  centenas de pedras, de todas as formas e tamanhos, que servem de caminho para os visitantes chegarem bem pertinho das cachoeiras. 
Que maravilha o contato com terra, pedras água e vegetação...energia pura!







A água do rio que nasce no oeste catarinense com cerca de 200 metros de largura escorre para uma fenda com menos de 20 metros de largura chega a ter 170 metros de profundidade onde as águas despencam, formando uma cortina de águas brancas e revoltas. 

Atrás do salto, temos as matas verdejantes da reserva ecológica Tucumã, na Argentina.


Desse  lado argentino se pode tomar barcos que se arriscam dentro da fenda, quando não há muita água por lá.






O parque oferece cabanas com churrasqueiras, mesas, água encanada, pias e banheiros. Não há comércio algum no local.




É administrada pelo Departamento de Recursos Naturais Renováveis, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, e é um dos maiores e mais preservados parques do estado.

Percorre-se do portão de acesso ao Parque do Turvo até a área do Salto do Yucumã, com um caminhãozinho adaptado para transporte,no valor de $ 17,00.








 São 15 quilômetros de mata virgem sombreada por grápias, cedros, angicos, louros centenários, corticeiras e canjeranas floridas, podem ser apreciados recantos como a Lagoa das Marrecas, a Clareira das Antas, e animais silvestres que atravessam a estrada e repentinamente, e eis que surge o do Salto do Yucumã, sendo bridado pela natureza.



 Lagoa das Marrecas

A mata virgem da floresta subtropical com mais de 700 espécies de plantas que fornecem abrigo e habitat seguro para a reprodução de antas, cotias, pacas, porcos do mato, veados, serpentes e aves.
Protege também várias espécies ameaçadas de extinção como a onça pintada, o puma, o leão baio, a lontra, o bugio e a jacutinga, que praticamente desapareceram de outras regiões do estado. A caça e a pesca são proibidas.
 
Enfim, passeio diferente e de uma beleza incrível.

O Salto do Yucumã, o maior Salto longitudinal do mundo te espera, de Quarta-feira à Domingo, das 8:30 às 17:00 horas.
 
 

Nenhum comentário: