domingo, 8 de setembro de 2013

Viagem a Puerto Iguazú




"O mundo me intriga. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro".

Voltaire



Viagem a Puerto Iguazú (Argentina)

Passeio realizado no sábado, 31 de agosto de 2013

A vinda do filho para nos visitar nos motivou a fazer um passeio diferente pelas “redondezas”. Moramos a 28 km da divisa com Argentina, e resolvemos explorar além de Bernardo de Irigoyen , no ponto mais oriental da Argentina , na conhecida "Frontera Seca" com as cidades brasileiras  de Dionísio Cerqueira  (SC) e Barracão (estado do PR)

O primeiro passo é a obtenção da Carta Verde, uma espécie de seguro obrigatório para cobertura de danos a pessoas que estejam fora do carro, como pedestres ou ocupantes de outros veículos.
 
Essa carta é algo que pode ser obtido com um corretor de seguros ou em qualquer agência do Banco do Brasil. O custo da carta depende do tempo que se vai passar no exterior os documentos dos ocupantes também estão regularizados. Basta a carteira de identidade, mas tem de ser o documento original.

A viagem começa fazendo documentação de entrada na Argentina por Bernardo de Irigoyen,onde abastecemos com gasolina Argentina (mais barata e especial) viajando por San Antonio, Comandante Andresito, Wanda e finalmente Puerto Iguazú pela pela Ruta RN 12. São aproximadamente 200 kms.

Portanto saímos de uma tríplice fronteira seca, cidades de  Dionísio Cerqueira  (SC) e Barracão (estado do PR) e Bernardo de Irigoyen (Argentina) para a Tríplice Fronteira que engloba Puerto Iguazú (Argentina), Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai).


As famosas Cataratas do Iguazú estão a aproximadamente 17 km, de Puerto Iguazu,  o centro de todo turismo da região. 

A maior parte das Cataratas estão do lado argentino, e essa abundância pode ser conferida na visita imperdível ao conferirmos a força mais bruta e indomável das águas na famosa “Garganta Del Diablo”, no Parque Nacional Iguazú.
 


O Parque Nacional Iguazú foi criado na Argentina  em 1934 com o objetivo de conservar as Cataratas do Iguazú, bem como a biodiversidade que as rodeia. Conta com uma superfície aproximada de 67.000 hectares , e se encontra a 17 km da cidade de Puerto Iguazú. A maior parte das quedas estão no lado Argentino

Após deixar o carro num estacionamento pago,  segue-se para a compra de ingressos, onde passamos ao acesso Geral ao parque. Neste local, tem os banheiros públicos, vários tipos de lojas: cafeteria Havanna, várias tendas de souvenirs e o restaurante La Selva.







Acessando o parque temos o Centro de Interpretação Ivyrá Reta é um espaço na entrada do Parque, onde o visitante pode aprender sobre a flora, fauna e história da selva 
 
Através de cartazes e modelos em um percurso de 870 metros, descobrimos e aprendemos sobre as espécies nativas ameaçadas de extinção e da história do encontro entre os povos originários e a colonização européia na região.




Passando a entrada, caminhando a pé cerca de 200 metros, até a Estação Central do trem ecológico da selva que nos leva até a Estação das Cataratas, ou também pode ser feito o trajeto Sendero Verde (trilha verde), um passeio opcional à pé, com duração aproximada de 20 minutos, levando ao mesmo lugar:Estação Cataratas 


 Estação Central



Estação Central









Estação Cataratas, onde temos um lugar para descansar, comer e conviver harmonicamente com os  animais, ir aos banheiros e decidir os caminhos a trilhar: Circuito Inferior e Circuito Superior, ou Garganta del Diablo.







 Devido ao tempo e ao meu pé (que há pouco tempo tinha quebrado) e não me expor a tanta caminhada, optamos pela Garganta Del Diablo, a queda principal, seguindo uma trilha sob plataformas de metal em cima do rio e no meio da floresta, em quase 2 kms que nem se sente, pela beleza do lugar. Somos acompanhadas pelo vôo das borboletas festivas, pelos animais como pássaros, macaquinhos, jacaré, peixes, etc...  







trilha sob plataformas de metal em cima do rio Iguaçu



trilha sob plataformas de metal em cima do rio Iguaçu



   


 jacaré



 pássaros




Nome popular: Quati. Nome Científico: Nasua nasua.  


 borboletas



Filhote de surubi










A beleza é inenarrável. Olhar essas fotos é insignificante. E pensar que esse volume d'água jorra infinitamente  em tempo contínuo e ilimitado desde todos os tempos.

Agora enquanto recordo escrevendo, as águas jorram escandalosamente, indiferente de estarmos lá ou não. É belo, simplesmente porque é...independente dos outros, verem ou saberem.

Clique aqui, para saber da lenda das cataratas:



Saimos para a cidade de Puerto Iguazú para almoçar e depois visitar o Dusty Free.


Puerto Iguazu está localizada na província de Missiones, nordeste da Argentina. O comércio se compõe essencialmente de hotéis, restaurantes, feiras ao ar livre e comidas típicas que com seus alfajores, vinhos, conservas e doces formam o retrato dessa simpática cidade.

Eram quase 14 horas, escolhemos o restaurante "La rueda" na Av. Córdoba, (aqui, onde ficam os restaurantes -a escolher- hoteis, rodoviária...)




 http://www.larueda1975.com.ar/



vista pelo lado de dentro (minha mesa)


La Rueda é um dos restaurantes mais tradicionais de Puerto Iguazú. Com mais de trinta anos oferecendo seu serviço.

O restaurante é espaço único, climatizado, com esculturas e um mural que retrata a mitologia guarani. 

Só tomamos gaseosa (refrigerante) tipicamente argentina Paso de los Toros, salada e carnes por 485 pesos para três.

Ao lado tinha um restaurante onde com o mesmo gasto se comeria sem "medidas" e sem ter tempo de espera que foi de meia hora, pois esse é a la carte.








 Saimos dali e fomos ao Duty Free Shop Iguazu, esteticamente, parece um shopping, relativamente grande e com muitas opções. Porém, não recomendo a visita para compras. Tudo muito caro e o dólar estava em 2,50.

Para não dizer que não compramos nada, compramos uns perfumes promocionais, e tomamos café com creme e Media Luna (Doce Argentino)


 


No estacionamento lotado, carros de todos os lugares, achei oportuno registrar esse carro  com esse adesivo



Retornamos para casa. 
Foi um sábado diferente, "pertinho" de casa.
A ideia agora é explorar os "arredores" Argentinos

Nenhum comentário: