domingo, 8 de setembro de 2013

Viagem a Puerto Iguazú (Parte II)


foto da placa no Centro de Interpretação Ivyrá Reta



As cataratas são produto da desembocadura em forma de salto do Rio Iguazú sobre o Rio Paraná. 

Pela sua incomparável beleza e o seu alto valor ecológico, esta paisagem foi declarada Patrimônio Natural Da Humanidade pela UNESCO.

Na postagem anterior escrevi a primeira parte da viagem realizada em 31 de agosto, sobre as Cataratas do Iguaçu do lado argentino.

 http://marthahelenaperdaseganhos.blogspot.com.br/2013/09/viagem-puerto-iguazu.html


Como meu  outro filho veio com minha nora passar o feriado de 7 de setembro resolvemos mostrar  para eles o que vimos de lindo.





A vida não repete as mesmas coisas, cada momento tem seu momento e a mesma viagem não conseguiu ser igual, teve seus particulares.



Começamos o passeio pelo museu, Centro de Interpretação Ivyrá Reta, bem na entrada do Parque. São 870 metros, onde descobrimos e aprendemos sobre as espécies nativas ameaçadas de extinção e da história do encontro entre os povos originários e a colonização européia na região.





Nesse espaço da entrada do parque tem lojas onde vendem tudo. Ali minha nora comprou um óculos espelhado, o único que tinha (  esqueceu  o dela) e umas lembrancinhas de Puerto Iguazu.

 Assim que chegamos à Estação Cataratas, a partir daí é oferecido um passeio pelo circuito superior das quedas. 




 Ele é executado a 650 metros, oferecendo uma vista panorâmica de todos os saltos e no Rio Iguaçu Delta. Trata-se de um inesquecível passeio pela área das cascatas, que permite contemplar a paisagem aquática por cima em todo o seu esplendor,através de passarelas interconectadas que levam aos seis mirantes panorâmicos e aos sítios de descanso.


Os saltos “Dos Hermanas”, “El Bossetti”, “El Chico”, “Adán y Eva”, “Chico”, “Ramírez”, “San Martín” e “Mbigua” mostram-se bem como a Ilha San Martín e a costa brasileira.
A entrada esta perfeitamente sinalizada, facilitando o passeio. A baixa dificuldade do trajeto esta dada também pela inexistência de escadas, dando acesso aos cadeirantes ou com dificuldades de locomoção.





O circuito inferior das quedas oferece uma experiência íntima com a paisagem e um contato com a natureza, podendo “sentir” o espírito da selva: a umidade, os sons, os aromas, o vapor penetrante. 






O passeio leva pelo menos 1 hora e meia com muita escada, sendo compensado pelas várias paradas para ver além das águas, os arco-íris e as borboletas.










 Aqui, me  emocionei muito,  a visão e audição com estímulos incríveis. Dancei e rendi graças a Deus.






 Meu filho e minha nora quiseram a aventura náutica, onde foram de barco até as quedas





 O melhor momento para fazer o passeio é depois de terminar todas as trilhas, simplesmente porque se sai encharcado.









Ver torrentes de água caindo, e sentir o poderoso som que produz, segundo eles foi indescritível.

O barco passa 2 vezes embaixo das cataratas. Ou seja, quem não se molhou da primeira vez, com absoluta certeza se molhará na segunda.




No espaço de ponto de encontro e acesso aos banheiros, tem restaurante que fomos matar a fome enquanto  eles se aventuravam . Já era 3 horas da tarde.



Depois fizemos o caminho até o estacionamento a pé visto que, o trem iria demorar meia hora para chegar.

Houve tempo de troca de roupas molhadas por secas e lá vamos nós para a cidade de Puerto Iguazú...

Em frente a rodoviária almoçamos- jantamos no Panaderia y Confiteria el Arbol Real.




Decidimos não ir  no Duty Free Shop Puerto Iguazu e sim na feirinha, indicação de uma amiga da minha nora.

Excelente! Uma surpresa agradável. Se a gente soubesse seria lá onde comeríamos.





















Depois retornamos para casa, embriagados de prazer.

Nenhum comentário: