sábado, 16 de fevereiro de 2013

Nenhuma viagem é igual



 Arte de Gil Elvgren

 Passei o fim do ano estafada por conta do trabalho e ansiosa com o  tal dia 21 de dezembro de 2012 que segundo o calendário Maia, terminaria neste dia ou segundo  cientistas seria o fim de um ciclo e o início de outro, não o apocalipse.
Acreditei e me “preparei” para um fim de ciclo. 


“Ninguém pode acalmar as águas da emoção se não aprender a controlar a agitação de seus pensamentos”

Augusto Cury
 

Pimba! É por ai mesmo.Sou um turbilhão...
2013 chegou com tudo novinho para ser feito e essa era a proposta: uma viagem para dentro de mim, apaziguar meu coração, cuidar de mim.



"Mas não tenho mais tanta pressa. Comecei a aprender a ser mais gentil com o meu passo. Afinal, não há lugar algum para chegar além de mim. Eu sou a viajante e a viagem..."

Ana Jácomo


Passou dia 21, Natal e Ano Novo tão mansinho, tão revelador. Estava conseguindo ser senhora de mim mesma.
A busca pela simplicidade, o olhar novo até para o que era conhecido, velho ou gasto começou a existir e me deixar à vontade. O novo caminhar deu seus primeiros passos.
"O que eu ando fazendo?
Investindo no sossego do meu próprio coração!"

Marla de Queiroz

Tirei férias de 15 dias apesar de não viajar com meu companheiro de vida e de viagens. Sempre fizemos juntos e essa vez seria diferente. Me  permiti!
Fui para meu paraíso, Balneário Camboriu.







Lá estavam meus pais, um irmão e sobrinhos. Filhos, marido, irmã e família vieram no final de semana de carnaval.
Minha sobrinha foi se juntar comigo no meu apto. Eu, verborrágica, elétrica, e gulosa pela vida, querendo saborear tudo, tinha como companhia uma adolescente quieta, introspectiva que nunca tinha ficado longe da família e morria de saudades que aliviava através de celular, face e até por telefone público.
Fiquei orgulhosa de mim. Vivi e deixei viver. Não interferi, não exigi conversa, simplesmente deixei a vida nos levar.
Gostamos de ler e trocamos livros.

Augusto Curei!
Comecei com “A ditadura da beleza e a revolução das mulheres”, lendo depois “Treinando a emoção para ser feliz” e ainda comprei (não li, ainda) “Superando o cárcere da emoção”. Dando uma pausa para Augusto Cury, me lambuzei com  “Um lugar na janela-relatos de viagem” o último livro de Martha Medeiros.

1º de fevereiro, aconteceu a 15ª Festa de Yemanjá, um evento considerado uma obrigação para os umbandistas. 
O festejo à "Rainha do Mar" foi realizado ao ar livre, com acesso liberado a qualquer pessoa, na Avenida Atlântica, Pontal Norte, quase em frente ao Hotel Marambaia.   
Lá fomos nós (marido neste dia estava comigo comemoramos dia 2, bodas de crízio (33 anos de casados).
A festa se dá neste dia para não conflitar com Nossa Sra dos Navegantes comemorado pela igreja católica.
Que belíssima festa. Levamos rosa branca para depositar em um grande barco que foi levado para o alto mar.












O céu não estava azul e o tempo instável, mas assim mesmo foi aproveitado cada instante: ora lendo, dormindo muito de manhã sem o “tem que”.  Nada de caminhadas de manhãzinha, praia, olhar vitrines, olhar relógio, olhar o face, olhar e-mails, nem celular. Era só descompromisso...

Fomos visitar uma das atrações da praia central, lá em frente à Praça Almirante Tamandaré onde pudemos apreciar as esculturas na areia do italiano Antonio Iannini.  Mágico!
 





Para passear pela cidade de Balneario Camboriu, uma das melhores opções é o Bondindinho, que permite ao passageiro ampla visão do lado de fora (Custa R$ 3,75.)


(...) e pratiquei meu esporte favorito em viagens: observar."

Martha Medeiros 


Fomos revisitar a beleza do pontal norte com suas passarelas, mirantes, decks de madeira, escadas de acesso à areia da praia, além do privilégio de estar em plena Mata Atlântica conservada.
Como tanto minha sobrinha quanto eu, adoramos fotografar, nos revesamos e nos fartamos.Assim aparecemos nas fotos.













Quinta- feira fomos a Corupá onde visitamos o Seminário Sagrado Coração de Jesus Construido em 1929 com tijolos aparentes rodeado por jardins e área de lazer. Em seu interior, além da igreja, abriga o Museu de História Natural.











Sexta-feira era de novo passeio de Bondindinho, rumo ao molhe da Barra Sul (pena que foi interrompido pela chuva)









Fim de semana de carnaval e mais gente foi se juntando a nós. Como é bom essas “cheganças” da família...






A programação era diversificada para o carnaval. Optamos pelos shows  ao ar livre, na praia, gratuito.
No domingo de carnaval, (teve rock no carnaval) no pontal Norte, fomos  assistir o show da Banda Ultraje a Rigor








(...) Separa um lugar nessa areia
Nós vamos chacoalhar a sua aldeia (...)

Na segunda, teve sertanejo no Carnaval com Fernando e Sorocaba; um mar de gente. Uma delícia! Show começando na hora certa, música excelente com músicos que me surpreenderam, quebrei paradigmas








(...) Eu quero festa, eu quero farra
Dia e noite, noite e dia
Aqui a tristeza pula de alegria...


O tempo insistia em estar carrancudo. Deixa ele! Deixei!!!
E assim seguiu os dias...experimentando ...

No Calçadão da Avenida Central, sempre encontramos estátuas vivas, bonecas e bruxas. Sempre me encantei, parava, olhava. Desta vez, experimentei a ousadia de deixar uma gorjeta e tirar foto. Minha criança interior bateu palmas e gargalhou. Sonho realizado!


Fotografei com Nina Buah a Primeira Drag Queen Estátua Bailarina Viva Do Brasil


Ah, não posso esquecer de contar  do folclórico e campeão "chifrudo praiano" que está mais velho mas na ativa causando curiosidade por onde passa gritando no seu auto-falante.   
                                                                                                        
Depois da febre dos iogurtes naturais, chega a Balneário Camboriú entre as ruas 1200 e 1300 as paletas mexicanas, que são doces típicos feitos artesanalmente. 

O preço varia de R$ 5 a R$ 7. 

Provei o cremoso chocolate belga, que me satisfez plenamente uma vez que sou chocólatra assumida. Depois provei frutado abacaxi com pimenta.
Los Paleteros é um lugar charmoso, onde a decoração das paredes brancas trazem os desenhos das paletas em alto relevo, as luminárias são também em forma de paletas coloridas e a mandala pendurada na parede (decorada com vasos de cactus) é desenhada com paletas. Lindo de ver.

www.lospaleteros.com.br.



Último dia, e o tempo amanheceu esplendoroso. Um céu azul iluminando o mar. 

Da rua 1500, onde paro em frente ao quiosque 82 da D. Maria não resiti em documentar.



 







Malas arrumadas para a volta, trazendo mente e corpo descansados e em estado de graça.

Para seguir nossa viagem de volta que é longuíssima expermentamos massagem literalmente dos pés à cabeça, pois no Shopping em frente a rodoviária num dos corredores, tinha cadeiras dispostas para o “vivente” usufruir de 5 a 40 minutos da massagem num valor cobrado por minuto (R$ 1,00 por minuto, no mínimo 5 minutos).

Agora, imagine poder tirar os sapatos, sentar numa poltrona superconfortável e ainda ter todas as partes do corpo massageadas e ficar relaxada.  Ah, delícia!!


As férias acabaram. Foi bom constatar:

“Nenhuma viagem é igual; nenhum viajante, idem”


Martha Medeiros - "Um Lugar na Janela – Relatos de Viagem".

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela Viagem!
Amei as fotos. Como Viajar renova, né?
Sucesso!
Amo seu Blog